terça-feira, 30 de junho de 2009

PINHALZINHO E OUTROS


José Eugênio Maciel - 05/08/07 - in Tribuna do Interior

(ANTIGOS) NOMES DA REGIÃO

“A verdadeira viagem se faz na memória”

Marcel Proust

No domingo passado relacionei a origem etimológica dos nomes das nossas cidades, intitulado Municípios da região, os nomes. Os nomes têm origem indígena, notadamente Tupi ou do Guarani, segundo o historiador João Carlos Vicente Ferreira, autor da magnífica obra Municípios paranaenses – Origens e significados de seus nomes.

Volto ao tema por dois motivos, o de registrar agora os nomes antigos das então localidades e distritos. Algumas mudanças ocorreram por decisão da comunidade, ou foi imposta por alguém, podendo também ter sido para não se ter no Paraná dois municípios com o mesmo nome. E o outro motivo foi a repercussão dada, o interesse de várias pessoas, muitas delas fizeram questão de registrar a curiosidade e a prazerosa sensação de aprender com algo que nos diz respeito tão de perto. Algumas destas manifestações estão registradas em Olhos, Vistos do Cotidiano.

“Vamos para o Pinhalzinho?”. Assim falou o meu pai, convidando-me a viajar com ele para algum lugar da região. Menino ainda fiquei a pensar, rememorar as cidades que freqüentemente íamos, ele para trabalhar como contador, antigamente chamado de guarda-livros. Não pude me lembrar de nenhum lugar que fosse chamado de Pinhalzinho. O “seu” Eloy não se enganaria com qualquer nome, então resolvi perguntar-lhe onde ficava o Pinhalzinho. Ele começou me respondendo que eu já tinha estado lá algumas vezes. Fiquei ainda mais intrigado. Então veio a resposta, de fato Pinhalzinho oficialmente não existia mais, me ensinando de um modo bem humorado, o meu pai informava que Pinhalzinho agora era chamado de Janiópolis.

Quis saber dele o motivo da mudança. Fiquei sabendo que Pinhalzinho, então distrito administrativo pertencente a Campo Mourão, ao se desmembrar e se tornar Município, passou a se chamar Janiópolis em homenagem ao ex-presidente Jânio da Silva Quadros. “Jani” vem do nome Jânio e “polis” se origina do sufixo grego e significa cidade: Cidade de Jânio. A propósito ainda, uma filha do Jânio escreveu uma carta à prefeitura pedindo uma placa de carro, a fim de exibir que o pai (que renunciou ao cargo sete meses depois de empossado) tinha uma cidade em homenagem a ele.

Agora sou eu quem faço a hipotética pergunta: vamos para Barreiro do Oeste? Campina das Três Lagoas? Pinhalão d’Oeste? Ou para Vale do Rio Cantu? Villa Rica del Espíritu Santo? Barro Branco (ou Gato Preto)?

Barreiro do Oeste é hoje Boa Esperança; Campina das Três Lagoas virou apenas Campina da Lagoa; Pinhalão d’Oeste se tornou Farol; Villa Rica del Espíritu Santo hoje é Fênix, Vale do Rio Cantu passou a ser chamado de Nova Cantu; e Quarto Centenário já teve dois nomes antes, Barro Branco e depois Gato Preto. Rancho Alegre do Oeste antes só se chamava Rancho Alegre, o acréscimo foi devido a já ter um município paranaense com tal nome.

Quanto aos demais municípios da região, aliás, a maioria se desmembrou de Campo Mourão, tiveram desde início o mesmo nome que possui atualmente. Cabe também registrar que a povoação se deu devido à presença das companhias colonizadoras.

Nenhum comentário: