quarta-feira, 3 de junho de 2009

INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA FACULDADE

Com a presença das mais destacadas autoridades do Município, dentre as quais a do Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, ex-governador do Estado, especialmente convidado para o ato, e grande multidão, foi inaugurado no dia 28 de Janeiro de 1973 o prédio da Fundescam-Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, para instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que se pleiteava.

A fita inaugural do estabelecimento foi desatada pelo Prefeito Horácio Amaral e Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, num dos momentos mais importantes da vida mourãoense. Na oportunidade o Prefeito Horácio Amaral convidou o Presidente da Codusa-Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão, empresa responsável pela construção, Senhor Iracy Ferrari, para descerrar a placa de bronze comemorativa do importante evento.

Discursando na ocasião o Prefeito Horácio Amaral enfatizou que a primordial preocupação de sua gestão administrativa, foi a criação de uma bem montada infraestrutura educacional, ampliando e melhorando a rede escolar da zona rural, situando Campo Mourão como o Município que mais escolas construiu no Paraná.

Falou também o Professor Ephigênio José Carneiro, Diretor da Fundescam, que assinalou o significado histórico do momento, com a inauguração do prédio que abrigará as instalações do Ensino Superior, aspiração que beneficiará as futuras gerações da região.

Representando os estudantes, discursou o Presidente da UMES-União Mourãoense dos Estudantes Secundários, jovem Osvaldo Broza, que também abordou os aspectos importantes do acontecimento, notadamente a sua representação para a classe estudantil.

O Prefeito eleito, Renato Fernandes Silva, prestes a tomar posse, falando na ocasião histórica, assinalou que aquele momento significava o início de uma nova era para o desenvolvimento cultural de Campo Mourão.

Por derradeiro discursou o Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, que em sua alocução abordou as colonizações pioneiras do Paraná, notadamente, culminando com a descoberta dos campos do Mourão, citando que o ideal pioneiro nos dá exemplo dignificante enfatizando, “... mas que fabuloso exemplo nos dá o espírito pioneiro de CAMPO MOURÃO, encontrando outros caminhos com êxito, que é o caminho da cultura, que é o caminho da conquista do espírito, esta sim, que é uma conquista eterna, é por isso que me rejubilo e me congratulo, porque CAMPO MOURÃO sabe unir o espírito pioneiro, que é o espírito desbravador, que é um espírito rude, que é um espírito até grosseiro, que une esse espírito pioneiro, com o espírito da cultura de um curso superior, essa foi a grande revolução que se processou no Brasil.

Para mim é um motivo de muita alegria estar hoje aqui em CAMPO MOURÃO, vendo o progresso da cidade, vendo a grandeza da cidade, mas vendo, sobretudo, um espírito que não perece que é o espírito da cultura, que é o espírito da conquista intelectual.

A todo CAMPO MOURÃO, portanto, a expressão da minha alegria por essa conquista imorredoura de uma faculdade superior

À noite, daquele mesmo dia, às 20h00 horas, no plenário da Câmara Municipal, o Professor Bento Munhoz pronunciou uma brilhante palestra, abordando os aspectos da cultura brasileira, referindo-se ao notável desenvolvimento cultural, como o fruto do reconhecimento, nos últimos anos, e que os múltiplos problemas nacionais decorriam de um problema básico: a educação.

FONTE LIVRO


Nenhum comentário: