sábado, 27 de fevereiro de 2010

CUBA: SILÊNCIO DE LULA MOSTRA CUMPLICIDADE COM REGIME

Não há dúvida que PT contaminou a política externa, diz deputado.

Paula Sholl

Deputado Bruno Araújo (PE)

Brasília (25) – O silêncio do Itamaraty sobre a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo, morto em razão de maus tratos sofridos durante a prisão em Cuba e a declaração do presidente Lula de que desconhecia o pedido de ajuda encaminhado a ele pelos opositores do regime comunista revelam a cumplicidade do governo com a repressão política e a violação dos Direitos Humanos na América Latina, observaram nesta quinta-feira os deputados Bruno Araújo (PE) e Alfredo Kaeffer (PR).

Para Araújo, a declaração do presidente Lula equivale às demais já dadas, principalmente quando se torna impossível ao presidente negar os fatos. "A alegação do presidente Lula de que não sabia da carta que foi enviada pelos dissidentes cubanos pedindo sua intervenção na questão dos direitos humanos naquele país não surpreende. Só faltou ele dizer que também desconhecia a existência de dissidentes em Cuba", ironizou o deputado, membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Para ele, não há dúvida que o PT contaminou a política externa brasileira.

Zapata Tamayo fazia greve de fome por melhores condições de vida dentro do cárcere onde era mantido. Ele foi condenado, junto com outros 75 cubanos, a 36 anos de prisão por desacato, desordem pública e resistência depois de uma onda de detenções que ficou conhecida como a "Primavera Negra" e ocorrida há sete anos. A divulgação de sua morte aconteceu horas antes da chegada do presidente Lula a Havana esta semana.

Segundo o deputado Alfredo Kaeffer, as relações de amizade entre o PT e o regime ditatorial cubano comprometem duplamente o Brasil.

"Ao não condenar as constantes violações dos Direitos Humanos em Cuba, o governo brasileiro torna-se cúmplice da repressão política e abre mão do seu histórico papel de defensor das liberdades individuais e de expressão que, sabemos, são permanentemente sufocadas pelo regime dos irmãos Castro", lamentou Kaeffer.

"O problema é que o Itamaraty tem usado pesos e medidas diferentes em sua política externa. Essa ambiguidade é reveladora de que ela está contaminada pela ideologia imposta pelo PT ao Estado", avaliou o parlamentar tucano.

Os critérios diferentes usados pelo Brasil para avaliar a questão dos Direitos Humanos também foram criticados pelo ex-chanceler Luis Felipe Lampréia. Numa entrevista dada ao jornal Folha de S. Paulo desta quinta, ele afirmou que o governo Lula "é omisso" com países com quem é afinado ideologicamente mas "estridente" com os demais.

Fonte: Aqui

Notícias relacionadas

Tucanos: Lula virou as costas aos presos políticos de Cuba

Brasília (26) - A divulgação da carta enviada ao presidente Lula por um grupo de presos políticos cubanos dias antes de sua chegada a Havana esta semana revela que os dissidentes acreditavam que o des...

Governo é omisso em relação à violação dos direitos humanos

Brasília (24) – A morte do preso político cubano, Orlando Zapata Tamayo, ocorrida horas antes da chegada do presidente Lula a Havana, é um alerta para que o Brasil passe a exigir mudanças no regime co...

Nenhum comentário: