Ele é definido atualmente como uma organização de pessoas de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentando um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudando a estabelecer a boa vontade e a paz no mundo.
Programas internacionais:
Dois programas internacionais são os mais conhecidos do Rotary: o PIJ – Programa de Intercâmbio de Jovens e o IGE – Intercâmbio de Grupos de Estudos. O primeiro oportuniza a jovens estudantes secundaristas com idade de 14 a 17 anos morarem durante um ano com uma família anfitriã no exterior, freqüentando escola e aprendendo a cultura do país visitado, tendo a oportunidade de atuar como um verdadeiro embaixador da boa vontade.
Já o IGE possibilita a empresários e profissionais de 25 a 40 anos de idade participar de intercâmbios culturais e profissionais no exterior por um período de quatro a seis semanas, em grupos liderados por um rotariano, ficando hospedados em casas de rotarianos.
Projetos humanitários:
Além disso, os clubes desenvolvem outros projetos, normalmente voltados para atender carências da comunidade.O Rotary International, foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul Percy Harris, em Illinois, no estado de Chicago, nos Estados Unidos. Paul Harris idealizou buscar um estreitamento nas relações entre os diversos profissionais de sua cidade e abrir uma entidade, para poder congregá-los em atividades de companheirismo. Com o passar dos anos, o grupo foi crescendo e se propagando mundo afora.
Atualmente, são 33,6 mil clubes espalhados em 211 países e regiões do mundo, congregando mais de 1.210.000 rotarianos, além dos rotaractianos, interactianos, rotarakidianos, Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário e Voluntários.
No Brasil os números também são grandiosos, com 52.979 rotarianos, sendo 10.513 rotarianas, reunidos em 2.319 clubes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário