quarta-feira, 13 de abril de 2011

OSWALDO B WRONSKI É O NOVO CIDADÃO HONORÁRIO DE CAMPO MOURÃO

Oswaldo B Wronski em 2011

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 12, a concessão do Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão ao farmacêutico pioneiro do Município, Oswaldo B Wronski. A homenagem foi proposta pelo vereador e ex-prefeito José Pochapski, através de projeto de resolução apresentado recentemente no Poder Legislativo. Oito vereadores subscreveram a proposição.

Inauguração da Farmácia América,
em novas instalações em 1958.
No balcão, Oswaldo Wronski

Oswaldo Wronski radicou-se em Campo Mourão no ano de 1954, quando o Município tinha apenas sete anos. Ele foi o primeiro farmacêutico “formado” a se estabelecer na cidade. Recém diplomado pela Universidade Federal do Paraná, veio para Campo Mourão a convite de Roberto Brzezinski, que na época era secretário da Prefeitura.

Decorridos 56 anos, Oswaldo Wronski continua à frente da Farmácia América, que efetivamente faz parte da história de Campo Mourão, e que encerra suas atividades nesta semana. A farmácia foi inaugurada em 6 de junho de 1954, instalada num acanhado prédio de madeira, na Avenida Capitão Índio Bandeira. Em 1958 ergueu o primeiro prédio em alvenaria de Campo Mourão, com dois pavimentos.

Hasteamento das bandeiras
no 3º Torneio Presidente
Osvaldo Wronski - 5-03-1972.
Ao centro, prefeito
Horácio Amaral.

Wronski fixou residência na cidade quando tinha 23 anos e foi fundador e primeiro presidente da Liga Regional de Futebol. Integrou-se com os homens que trabalhavam pelo futebol e, desde então, participou com dedicação e amor aos esportes amadores da cidade e região. Por duas vezes foi presidente da Liga Amadora Regional, nos períodos de 1966/68 e 1970/72. Conseguiu dinamizar os campeonatos regionais, atraindo as atenções das cidades vizinhas para as competições.

Em homenagem ao trabalho de Oswaldo Wronski, a Liga instituiu, a partir de 1969, o torneio futebolístico com o seu nome, para ser disputado todos os anos, nos meses de março, com a participação de 16 equipes regionais. O torneio, embora instituído pela Liga, era patrocinada pelo próprio homenageado que premiava os quatro primeiros classificados, com belíssimas taças, afora os troféus distribuídos a todas as equipes. Também participou ativamente da fundação do Lions Clube e do Country Club.

“Para nós é uma honra estar homenageando o Oswaldo Wronski. Ele ajudou a cidade a ser grande, puxando a locomotiva da economia do Interior do Paraná”, explica José Pochapski, autor da homenagem.

Fotos: Jair Elias dos Santos Jr - fotoformatação (PVeiga).

De e-mail recebido do Gabinete do Vereador Prof. José Pochapski-Poder Legislativo de Campo Mourão.

2 comentários:

Juma Durski disse...

Soube que a farmácia fechará semana próxima.

Juma Durski disse...

Meus pais chegaram em 1951, tiveram a primeira loja de auto peças, minha mãe foi altruísta a vida toda. Mandou mais de 100 pessoas à Curitiba, para tratamento médico, com recursos próprios, e nenhuma "autoridade"foi capaz de lembrar disso.