Rio Juruá |
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
CRUZEIRO DO SUL E MARECHAL THAUMATURGO-ACRE
Hiram Reis e Silva, Marechal Thaumaturgo, Acre, 16 de dezembro de
2012.
Concluída a manutenção das embarcações e feitos os
devidos reparos no “Cabo Horn” que apresentava sérias avarias na quilha
da proa e no convés de Boreste na altura do “cockpit”. Providenciei o
material necessário, fibra, resina, catalisador e o Mário remendou-o de maneira
a suportar a nova empreitada.
- Partida de Cruzeiro do Sul (15.12.2012)
Partimos somente às 06h30, uma navegação por águas
desconhecidas com a descida de troncos arrastados pela torrente e imensas
praias a pouco submersas pelas águas não recomendavam uma saída às escuras.
Desde o início sentimos que o rendimento da lancha “Mirandinha” estava
muito aquém do esperado, mas consideramos que era em decorrência da carga e a
força da correnteza do Rio Juruá.
Paramos em Rodrigues Alves depois de navegar 26 km
e compramos 20 litros de combustível a 80 Reais. Durante a viagem não tivemos
maiores imprevistos exceto a falta de rendimento da lancha. Foram 170 km de
deslocamento e 170 litros consumidos, o abastecimento em Rodrigues Alves foi
providencial, caso contrário teríamos ficado pelo caminho.
Aportamos em Porto Walter para abastecer e
pernoitar. Paguei 600 Reais por 150 litros de gasolina sem contar com o óleo
dois tempos. Liguei para o “190” pedindo apoio de nossos fiéis amigos da
Polícia Militar. Imediatamente o 1º Sargento PM Antonio Vieira da Silva,
Comandante do 3º Pelotão de Porto Walter, subordinado ao 6º Batalhão de
Cruzeiro do Sul, desencadeou uma verdadeira operação de resgate para nos
atender. Mais uma vez, eu e minha equipe, tivemos o privilégio de contar com o
apoio destes laboriosos amigos que, independentemente do Estado da Federação a
que pertencem, sempre nos receberam com muita cordialidade.
Adquirimos, em Porto Walter, uma nova hélice depois
de testá-la e verificar que o rendimento da embarcação havia melhorado
sensivelmente. No deslocamento para Marechal Thaumaturgo a velocidade média que
era de 18km/h passou para 32km/h com uma queda de 50% do consumo de
combustível.
- Destacamento Mal Thaumaturgo de Azevedo
A viagem transcorreu sem maiores alterações e como
no dia anterior eu aproveitei para ir comparando as fotografias aéreas com o
terreno. Verifiquei que algumas comunidades importantes simplesmente não
constavam dos mapas e outras estavam muito deslocadas do local que lhes era
atribuído. Depois de cinco horas de deslocamento sem maiores incidentes
aportamos na Foz do Amônea onde contatamos o pessoal do Destacamento.
O Tenente Santiago e o Sargento Wanderley foram
incansáveis. Fomos abrigados e alimentados e aguardamos o abastecimento da “Mirandinha”
para no dia seguinte partirmos para a Foz do Breu.
- Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o
Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS –
PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para
visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
Coronel de
Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre
(CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro
da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS); Membro
do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador
Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrs@terra.com.br
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