quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DIPLOMACIA EQUIVOCADA

Presidente LULA é criticado por Editorial do Jornal Espanhol "El País" por falta de pressão sobre regime de opressão cubano.

Em editorial publicado nesta quinta-feira, o jornal espanhol El País criticou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, afirmando que seu governo poderia exercer mais pressão sobre o regime cubano, em especial na área de defesa de direitos humanos.

O jornal cita a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo em uma prisão, após 85 dias de greve de fome, dizendo que o incidente representa um teste decisivo para Lula e para a comunidade internacional.

“O silêncio de Lula diante de uma ditadura como a castrista…mancharia o que ele representa, que é tão importante para a América Latina e, na medida em que o Brasil estabelece sua posição de potência emergente, para o resto do mundo.”

“Se eles tivessem pedido para conversar comigo, eu teria conversado com eles, qualquer presidente teria conversado com eles. Nós não nos recusamos a conversar”, disse.

Para o jornal, a visita a Havana seria uma “oportunidade de demonstrar que o crescente papel internacional do Brasil não significa sacrificar o principal capital político que ele (Lula) arrecadou: a opção por uma esquerda capaz de oferecer progresso e bem-estar diante do fortalecimento e gestão das instituições e procedimentos democráticos”, afirma o jornal.

Segundo o El País, a morte do prisioneiro político, que protestava contra maus tratos sofridos na prisão e só recebeu ajuda médica quando sua saúde estava tão deteriorada que o fim era irreversível, é razão para forte condenação ao regime cubano, “a ditadura mais longa da América Latina e uma das que mais coíbe a liberdade da história do continente”.

O jornal lembra ainda que um grupo de dissidentes cubanos entregou uma carta a Lula pedindo ao presidente que interceda pela sorte dos presos.

“O compromisso que o Brasil tem demonstrado com os direitos humanos já seria suficiente para justificar esta ação, mas a morte de Zapata a torna inevitável.”

O jornal lembra que o mito da revolução cubana para parte da esquerda latino-americana torna difícil o trato com Havana para qualquer governo, sobretudo para o governo brasileiro.

“Mas as dificuldades para administrar as relações com este mito não podem levar a fechar os olhos diante dos abusos de poder que se cometem em Cuba, e que neste caso resultaram na morte de um preso político.” Da (BBC BRASIL / RADIONETNEWS) Opinião: o governo brasileiro tem usado de dois pesos duas medidas para sua diplomacia, lembrem-se de HONDURAS, quando o Presidente Zelaya foi deposto, por tentar rasgar a constituição daquele país? Pois queria fazer um regime parecido com o de Hugo Chaves, só que quando ele foi eleito , prometeu respeitar aquela constituição, foi o que não aconteceu. O resultado foi que ele acabou deposto, e responde a processo judicial naquele país. E o Brasil na figura de sua diplomacia, saíu em defesa de quem pretendia se estender no poder. O que pensar do governo do Sr. Presidente LULA, que defende só seus aliados de mesma ideologia? É como aquele que chama ditaduras, como é o caso de CUBA, de “Democracia”. O povo Brasileiro tem que estar sempre alerta, e de olhos abertos para os sinais que este governo nos envia. Radionetnews Ouça : Arnaldo Jabor Fidel e Lula: realidade falsa diante da morte de prisioneiro cubano.

Um comentário:

Anatoli. disse...

Os jornalistas e editores do jornal espanhol El Pais devem ser um bando de amebas desinformados. Ficar falando para o $talinácio exercer pressão sobre Fidel??? Em que planeta esses idiotas estão??? Alguém já viu cobra engolir cobra??? Eles são CUMPLICES de regimes totalitários !!!
Argh !!!