quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BISPO É EXPULSO DA FRATERNIDADE SÃO PIO X

Richard Williamson negou o holocausto e este é o motivo de sua exclusão

Fonte: Religión en Libertad | Tradução: Ecclesia Una 
A Fraternidade São Pio X, mediante um comunicado emitido nesta quarta (24), confirmou a expulsão de seu seio do bispo Richard Williamson. Durante as recentes negociações entre a Santa Sé e a congregação fundada pelo arcebispo Marcel Lefebvre (1905-1991), monsenhor Williamson manifestou pública e privadamente seu distanciamento do superior geral da FSSPX, Bernard Fellay, por considerar que algumas de suas afirmações sobre o Papa e o Concílio Vaticano II se apartavam da linha fixada pelo monsenhor Lefebvre.
Texto do comunicado da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, na íntegra:
Monsenhor Richard Williamson, tendo se distanciado da direção e do governo da FSSPX por vários anos, e recusando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos a seus superiores legítimos, foi declarado excluído da FSSPX por decisão do Superior Geral e do Conselho, em 4 de outubro de 2012. Para conformar-se ao disposto, foi dado a ele um último prazo, ao término do qual anunciou a difusão de uma “carta aberta” pedindo ao Superior Geral que renunciasse.
Esta dolorosa decisão se fez necessária em atenção ao bem comum da Fraternidade São Pio X e de seu bom governo, em conformidade com o que monsenhor Lefebvre denunciava: “É a destruição da autoridade. Como pode exercer-se a autoridade se é necessário que ela peça a todos os membros que participem no exercício da autoridade?” (Ecône, 29 de junho de 1987).

Nenhum comentário: