terça-feira, 23 de outubro de 2012

PADRE JOÃO OSCAR NEDEL PRIMEIRO REITOR DA UNISINOS

Professor foi um dos idealizadores da universidade

Por Anne Ledur in Diário de Canoas-(22/10/2012)

Padre Nedel (à esquerda) ao lado do colega
professor Claudio de Paula
São Leopoldo  - O Município perdeu no sábado uma das personalidades mais importantes da comunidade acadêmica. Primeiro reitor da Unisinos, em 1970, o padre jesuíta João Oscar Nedel faleceu, aos 91 anos, com falência múltipla dos órgãos, após passar o último mês no Instituto São José (Casa de Saúde), com dificuldades para ingerir alimentos e falta de apetite em função da idade.
De acordo com o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, a morte do padre Nedel é uma grande perda não só para os jesuítas como para toda a comunidade. “O padre Nedel foi o grande inspirador da fundação da universidade. A concepção da Unisinos como ela é hoje é resultado de sua atuação. Ele também era um grande pesquisador e, especialmente, sabia liderar de maneira muito carismática’’, declarou Aquino. 
O professor jesuíta Roque Junges também lamenta a morte do colega. Segundo ele, Nedel tinha como característica marcante a liberdade de pensamento. “Ele foi um homem muito inteligente, livre, tinha ideias fortes, e foi ele quem deu a configuração inicial à Unisinos. Depois que deixou sua marca na universidade, foi trabalhar na pastoral, com o povo’’, contou Junges. Nedel trabalhou em paróquias em Campo Mourão, no Paraná, e, por quase 20 anos esteve encarregado da igreja São José, em Porto Alegre, onde rezava missas em alemão. Padre Nedel foi velado ontem (domingo/21) no Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde, às 16h30, foi celebrada missa e, logo após, ocorreu a cerimônia de enterro.
Formado em Biologia
Pe. Oscar concelebrando missa em Porto Alegre-RS
Nascido em Tupandi, João Oscar Nedel passou a infância no interior de Cerro Largo. Para o sobrinho, Egon Fröhlich, é provável que a paixão de Nedel pela Biologia (ele era formado em Biologia e fez seu doutorado na Alemanha) tenha vindo da infância junto à natureza. Fröhlich revelou que o tio também era um ótimo amigo.
Inspirador
“O padre Nedel foi o grande inspirador da fundação da Universidade. A concepção da Unisinos como ela é hoje é resultado de sua atuação’’, afirmou o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino.
Presidente do curso de História
Além de professor das disciplinas de Etologia, Biologia Geral e Biologia dos Insetos Sociais, de 1961 a 1971, Nedel exerceu as funções de presidente do então curso de História Natural e de diretor da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de São Leopoldo. Seu nome prossegue como uma referência na Biologia brasileira.
O sobrinho Egon Fröhlich diz que fez muitas viagens com o tio. “Ele me levou para o Pantanal. Também me deu sábios conselhos sobre a vida’’, revelou o sobrinho. “Não estou triste com a sua morte, pois ela foi tranquila e a sua vida foi muito plena’’, completou.

Nenhum comentário: