segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MORRE PADRE QUE ATUOU NA CATEDRAL, JOÃO OSCAR NEDEL


Faleceu sábado aos 91 anos de idade o padre Oscar Nedel. Entre 1974 a 1984 ele foi pároco na Catedral de Campo Mourão e vigário episcopal na diocese. João Oscar Nedel (foto ao lado), era doutor em Biologia, pela Universidade de München, Alemanha e também estudara zoologia e botânica, era mestre na arte fotográfica.
No final de 1969 Nedel foi nomeado primeiro Reitor da nova Universidade dos jesuítas, em São Leopoldo. Desempenhou o cargo até o final de 1973.
Em maio de 1974, chega a Campo Mourão o Pe. João Oscar Nedel, sj.  A fim de visitar sua irmã, diretora do Instituto Social lar Paraná, Ir. Lori Nedel. Tendo deixado as atividades docente e administrativa na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS, queria trabalhar na pastoral paroquial no Norte do Paraná, deixando-lhe o Superior Provincial livre escolha da Diocese e Paróquia.
Perante a situação premente da Catedral de São José, e achando agrado na população, Pe. Oscar se pôs em contato com o Provincial, propondo a escolha dessa Paróquia, recebendo aprovação.
A 18 de maio de 1974, Pe. João Oscar Nedel, jesuíta, recebe a provisão de Pároco da Catedral de São José.
Pe. Oscar encontrou uma situação não muito boa, dada a mudança frequente de Vigários. Os movimentos religiosos estavam parados, e iniciou de imediato trabalho com reuniões periódicas, para soerguimento dos movimentos, aproveitando‑se da liderança católica, que estava sendo formado pelo Sr. Bispo, através do Cursilho de Cristandade, ainda enviadas às Dioceses vizinhas para formação.
Nomeado pelo Sr. Bispo, o Pároco passou a integrar o Conselho Presbiteral Diocesano, participando do 1º Cursilho de Campo Mourão, realizado em Maringá, em fins de junho/74 e designado para trabalhar nesse Movimento no âmbito diocesano.
No dia 30 de outubro de 1974, foi realizado o 2º Cursilho masculino, já em Campo Mourão, com as adaptações introduzidas no Instituto Social Lar Paraná.
No dia 1 de março de 1975, Pe. Bruno Rabuske assume as funções de coadjutor nos trabalhos da Paróquia, por solicitação do Vigário, atuando na pastoral dos jovens, colaborando com palestras nos encontros de noivos, assumindo também o importante trabalho da pastoral hospitalar, com atendimento ainda, a algumas capelas e escolas próximas da cidade.
Em 14 de maio de 1974, o Sr. Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco visita Campo Mourão.
Pe. Oscar, Dom Eliseu Simões Mendes e
Pedro da Veiga, então Ministro da Eucaristia
 Em 3 de dezembro de 1975, 25 anos de Sagração Episcopal de Dom Eliseu Simões Mendes. Pe. Oscar organizou as festividades, com missa solene concelebrada por 15 Bispos: 13 do Paraná e 2 da Bahia, terra natal de D. Eliseu. Catedral ornamentada, os apetrechos renovados, coro das crianças cantando. O presbitério total da Diocese presente. Falou ao Evangelho Dom Geraldo, Arcebispo de Londrina.
Em 7 de dezembro de 1975, os leigos também homenagearam D. Eliseu pelo Jubileu, com missa solene participada por representações de todas as Paróquias da Diocese.
Em abril de 1976, Pe. Oscar criou o Conselho Paroquial de Pastoral, instalado no mês de agosto, sendo o primeiro da Diocese, com finalidade estritamente pastoral, é o organismo de articulação principal da Paróquia. Reúne sob a presidência do Vigário, os chefes de Movimentos e Serviços da Paróquia, com regimento próprio.
Ainda no ano de 1976, Pe. João Mohana, também médico e escritor, vem a Campo Mourão para apresentar palestras sobre educação dos filhos e relacionamento conjugal.
Em 1979, por iniciativa do Pe. Oscar foram instaladas as portas atuais da Catedral, lavradas pelo artista residente em Maringá, Nivaldo Tonon, com entalhes representando cenas da vida de São José.
Em 1980 foi adquirida pela Paróquia a sede da AABB, para instalação do Salão Paroquial e áreas para festas. A área do terreno era de 5.437 m² e, a área construída de 576 m².
Em 1981, no mês de março, realiza‑se a primeira festa em honra a São José, na sede própria adquirida da AABB.
O grande acontecimento do ano foi a vinda do novo Bispo, na pessoa de Dom Virgílio de Pauli, para a sua tomada de posse, a 19 de julho de 1981. A cidade programou a festa, graças à gentileza do Prefeito Augustinho Vecchi.
1984, dia 5 de fevereiro, os Padres João Oscar Nedel e Bruno Rabuske, entregam a Paróquia, durante missa de despedida às 19 horas, a qual foi concelebrada pelos dois Sacerdotes Jesuítas com Dom Virgílio de Pauli e os dois Padres Diocesanos, Bronislau Chmiel e Pedro Liss, a que atenderão a Paróquia para o futuro, ficando no entanto o Bispo à frente da mesma, como Vigário, até a designação de um Sacerdote para assumir essa função, com a nomeação, meses depois do Pe. Nelson Grandi, para o mister.
Padre Oscar, de 1985 a 2006 foi Reitor da Igreja São José, em Porto Alegre. O velório e o enterro foram realizados neste domingo (21) no Santuário Padre Reus, em São Leopoldo (RS).
O padre Jurandir Coronado, da Catedral de Campo Mourão está convidando os fiéis para a missa de 7º dia, no próximo sábado 27, às 19h00.
(Coluna do Ely e livro de Pedro da Veiga “CAMPO MOURÃO-Centro do Progresso”.)

Nenhum comentário: