terça-feira, 23 de outubro de 2012

IMAGEM DO HUMOR-AMOR

Por José Eugênio Maciel

“Nem tudo que resta é sobra, mas toda sobra é sempre o que resta?”-(Gudé).

“Nasci numa pequena cidade de Minas. Até aí nada demais. Muita gente nasce em cidades pequenas, distantes e quietas. Seria feliz, de qualquer maneira, se quem lê neste instante pudesse saber a alegria
que existe em se nascer num lugar assim, em que as ruas pequenas e estreitas, as altas palmeiras,
a água macia da chuva que cai sempre, as muitas estrelas e a lua, as pedrinhas das calçadas,
a meninada, a carteira da sala de aula, a mestra e mais uma quantidade destas lembranças
simples  sejam, mais tarde, influências reais na vida da gente (…)...”
Ziraldo
             No próximo dia 24 Zélio Alves Pinto, o Ziraldo, completará 80 anos de vida. São 80 anos sendo criança, menino maluquinho apaixonado inteiramente pela vida. A citação acima é trecho de um depoimento dele enaltecendo com extraordinário carinho e orgulho a terra natal, Caratinga, cidade mineira com cerca de 80 mil habitantes. A infância brincalhona dele sempre foi a base da inspiração do seu trabalho, especialmente os desenhos e livros infantis. Quando fala da Caratinga, os olhos arregalados brilham com uma intensidade autêntica, comovente e comovida. Filho ilustre, sempre está por lá, a visitar os seus amigos. Caratinga, entre outras homenagens permanentes ao Ziraldo, tem uma enorme estátua do menino maluquinho, personagem famoso da literatura infantil produzida pelo mestre. Ainda sobre a acolhedora Caratinga (não a conheço pessoalmente, mas o Ziraldo convence a qualquer um quando se refere ao seu lugar de nascimento), o Município irá realizar uma grande mostra e concurso nacional de quadros caricaturais com o nome e naturalmente a homenagem ao seu filho ilustre.
          Desenhista, jornalista e escritor, chegou a se formar em Direito, sem jamais ter exercido a profissão de advogado. Um artista inteiro, com a imaginação criadora marcada pela abrangência e a sensibilidade de expressar nos seus traços e histórias a própria capacidade inventiva do ser humano, não tangente ao real na sua frieza concreta, mas a de espelhar o ideal sonhador de um mundo melhor e possível.
         Sem se acomodar jamais, nas redações dos jornais por onde trabalhou e nos projetos audazes que liderou ou fez parte, entre eles o Jornal do Brasil, diversos livros de literatura infantil e de quadrinhos, esteve a frente do tabloide Pasquim, fechado pelo regime militar por causa do tom de oposição e de humor corrosivo e ao mesmo tempo alegre.
         Os 80 anos de vida do Ziraldo são de grande importância para a cultura brasileira, dado a militância dele em incentivar o mundo da leitura, do engrandecimento das pessoas através da criatividade, do conhecimento, da leitura, da capacidade de imaginação ao sonhar eu se sentir entusiasmo propulsar para à ação, “ler é mais importante do que estudar”, afirmou, aliás com inegável e indiscutível conhecimento.

Nenhum comentário: