sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PT VAI RASGAR ESTATUTO PARA PROTEGER MENSALEIROS

Por Gabriel Castro in Coluna de Ricardo Setti

MENSALÃO: Para o PT, manter criminosos condenados em seus quadros não tem nada demais. Combina perfeitamente com a ética do partido.
Regras preveem expulsão de condenados por "práticas administrativas ilícitas" ou "crime infamante".
Mas ninguém quer punir Dirceu e seus comparsas
(Foto: Eliana Andrade / Agência Globo)
José Dirceu, segundo o Supremo chefe da quadrilha do mensalão: nada de expulsão, vai continuar no PT tranquilamente
Amigas e amigos do blog, vocês viram o que conta, hoje, o jovem e competente jornalista Gabriel Castro, do site de VEJA em Brasília?
O PT vai jogar no lixo seus estatutos, que preveem expulsão de militantes na situação em que se encontram os mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal — para que os “companheiros” continuem normalmente no partido.
E — aguardem, e verão – eles ainda serão eleitos para cargos importantes no partido.
Eu estava para escrever hoje mesmo um “Perguntar não ofende” indagando quando se daria a expulsão, prevista nos estatutos do partido, e nem tive tempo: os “companheiros” já resolveram praticar esse acinte aos militantes sérios do PT — sim, eles existem — e aos brasileiros em geral.
Até o suposto campeão de ética que seria o cantor amador e senador Eduardo Suplicy (SP) está perfeitamente confortável com a decisão, como vocês lerão no trecho da reportagem de Gabriel Castro, abaixo.
Mas não é de se estranhar, não é? Abraçar criminosos condenados, e abrigá-los, combina perfeitamente com a ética desse PT de hoje — até porque os principais figurões do partido, começando pelo ex-presidente Lula, o “deus” do lulalato, se insurgiram publicamente contra a decisão do Supremo Tribunal do nosso país, com a facilidade com que se discorda um pênalti marcado por um juiz de futebol.
Leiam, agora, trecho do que Gabriel Castro publicou no site de VEJA , sob o título
PT VAI RASGAR ESTATUTOS PARA PROTEGER MENSALEIROS
O PT vai ignorar o próprio estatuto para proteger os quatro integrantes do partido condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, considerados culpados pela Corte, enquadram-se no dispositivo do regimento petista que prevê pena de expulsão para quem sofre condenações judiciais.
Mas seguirão militando na legenda.
Os integrantes da executiva do partido não pretendem sequer debater o assunto: punir os condenados seria reconhecer que o esquema criminoso de compra de apoio político existiu, algo que os negacionistas do PT não admitem.
Mas o artigo 213 do estatuto da legenda é claro ao tratar dos casos em que a expulsão ocorrerá: quando houver “inobservância grave da ética” ou “improbidade no exercício de mandato parlamentar ou executivo, bem como no de órgão partidário ou função administrativa”.
Isso já bastaria para excluir do partido os mensaleiros, condenados por crimes como corrupção passiva e formação de quadrilha.
Mas um outro dispositivo do estatuto, logo abaixo, elimina qualquer dúvida: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha precisam ser expulsos do PT. O texto estabelece que a remoção do partido se dará também quando ocorrer “condenação por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado”.

Nenhum comentário: