segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O MÚSICO LUIZ DOMINGUES

Exclusividade no Blog Maah Music – entrevista com Luiz Antonio Domingues

Um dos músicos mais conhecidos que escrevem matérias para blogs importantes, no caso, de seus próprios amigos. Ele iniciou sua carreira em 1976, já tocou em diversas bandas e atualmente toca na banda Pedra.
. Muito obrigada pela sua presença aqui no blog Maah Music, Luiz Domingues. Conte para a galera: como foi que você descobriu que queria ser músico?
LD - Bem, Marina, eu comecei a curtir música ainda nos anos sessenta. Isso se intensificou ao final da década e início dos anos setenta. Por volta de 1974, essa vontade já estava "martelando" na minha cabeça e, em 1975, virou uma resolução. Mas só a partir de 1976 é que me envolvi diretamente, tornando-me membro de uma banda propriamente dita.
.Luiz Domingues, antes de ser músico, o que você fazia na vida?
LD - Eu era adolescente e apenas um estudante cursando o ensino fundamental.
. Qual foi a sua maior conquista até hoje no mundo da música?
LD - Acredito que é o conjunto da obra, nesta altura dos acontecimentos. Já toquei em muitas bandas e, na somatória desses trabalhos, tenho 14 discos lançados no mercado, sem contar pequenas participações em discos de outros artistas, coletâneas e uma infinidade de demos. Foram centenas de shows ao vivo, aparições na TV e entrevistas no Rádio e meu portfólio já passou das 800 páginas de matérias em jornais e revistas.
. Quais são suas bandas ou músicos preferidos?
LD - Se eu for citar os artistas que admiro, vou gastar a entrevista inteira e ainda faltariam muitos. Resumidamente, digo que gosto de diversas vertentes do Rock das décadas de 1950 / 1960 / 1970, Black Music e MPB dessas mesmas décadas, Jazz, trilhas de cinema, música étnica, Folk de diversas culturas, música erudita, música experimental, Pop etc.
 . O que a música representa para você?
LD - Música extrapola a beleza, a estética, simplesmente. Eu diria que a música ameniza e muito, as agruras da vida. Sem música, seria muito difícil o ser humano sobreviver neste planeta. Música transmuta as energias pesadas no meio ambiente, traz esperança, alegria, faz a vida pulsar, torna o ser humano melhor.
.Quais instrumentos você sabe tocar? E qual o que você mais gosta?
LD - Eu acabei me especializando no baixo. Informalmente toco um pouquinho de violão, guitarra e bateria e também sei montar alguns acordes no piano, mas tocar mesmo, só o baixo.
. Qual sua dica para as bandas que estão na cena underground?
LD - Ora, a perseverança é o item número um. Mas também é preciso ter paciência, estudar, estar disposto a galgar degraus lentamente, ter união com os companheiros e acreditar no próprio potencial.
.Qual músico que você gostaria de dividir o palco?
LD - Seriam tantos...
. Qual show na sua carreira foi o mais inesquecível?
LD - Considerando que toquei em muitas bandas, são muitas as lembranças, inevitavelmente. Eu diria que, nesse contexto multifacetado, fica difícil eleger um em específico. Em cada banda, houve alguns momentos inesquecíveis, certamente.
. Você faz muito sucesso com seu blog e onde quer que escreva. Como você descobriu o gosto pela escrita?
LD - Que elogio fantástico, Marina! Muito obrigado! Respondendo, digo que desde criança eu tinha prazer em escrever. Se eu demorei a colocar em prática esse lado, foi por ter focado na música por muitos anos. Agora que recebi convites para escrever em vários Blogs, fui me animando e também abri dois Blogs particulares, sem no entanto deixar os demais onde sou colaborador. 
.O que você acha da tecnologia de hoje permitir baixar um CD ou mesmo o EP de uma banda? Em sua opinião, prejudica os músicos e bandas?
LD - Num primeiro momento representou a possibilidade de romper com um sistema escravizante com o qual as gravadoras tratavam os artistas e para a maioria excluída ou, ainda pior, marginalizando-os. Ocorreu uma segunda fase desse processo, onde os artistas também perceberam que serem livres era bom em termos e agora sinto que entraremos num terceiro momento, quando novas regulações surgirão para o mercado. O momento é de observação para sentir qual será a nova tendência.
Quais são os ídolos da música brasileira?
LD - Sigo o mesmo raciocínio de uma pergunta sua anterior. Gosto da velha guarda, de muitos artistas, mas acredito que a minha maior base de influências da MPB venha dos artistas surgidos entre as décadas de sessenta e setenta.
 .Como é hoje o seu contato com os fãs? E como você recebe esse carinho e reconhecimento do seu trabalho?
LD - Com a informática, é direto, eu diria. Converso com fãs de todos os trabalhos que realizei, através de redes sociais. E bem nessa área me estimulei a escrever as minhas memórias, desde 2011. Inicialmente comecei a escrevê-las na comunidade "Luiz Domingues" que um amigo criou para mim no Orkut. Mesmo com a decadência dessa rede social, continuo escrevendo por ali, desenvolvendo a narrativa através de diversos tópicos, cada um representando uma banda onde toquei. Faz pouco tempo, passei a republicar essa autobiografia no meu Blog II e, no futuro, penso em lançá-la num livro impresso, tradicional.
.Entrevista chegando ao fim, qual a mensagem que você deixa para galera do Blog Maah Music e para seus fãs?
LD - A mensagem é a de que fico sensibilizado por ver que existam jovens ainda interessados em música e o seu Blog é a prova cabal dessa constatação. Vida longa ao Blog Maah Music!
.Vamos encerrar a entrevista com uma boa música, então qual é a música que você dedica a todos do blog?
LD - Como sairá uma entrevista do Pedra no Blog Maah Music, aproveitarei para indicar uma música de cada trabalho que realizei nesses anos todos.
Com "A Chave do Sol" - "18 Horas", ao vivo na "Fábrica do Som" da TV Cultura de SP, em 1983:
Luiz Antonio Domingues:
Essa foi a nossa primeira aparição no programa "A Fábrica do Som", da TV Cultura de São Paulo, em 16/7/1983. Tocamos três músicas naquela noite no teatro do Sesc Pompéia e só "18 Horas" foi ao ar, mas as outras duas músicas daquela noite estão disponíveis no YouTube, também. A ideia era mesclar o Hard-Rock, Jazz-Rock , progressivo e outras vertentes setentistas. A margem de improvisação era grande também.
 Com o "Pitbulls on Crack" - Video-Clip de "Under the
Light of the Moon" - 1994:

Nenhum comentário: