terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SAIBA QUAIS ALIMENTOS NÃO DEVEM SER MANTIDOS NA GELADEIRA

Quando você pensa em conservar adequadamente um alimento o primeiro recurso que vem à sua cabeça é a geladeira. Mas nem todos os alimentos obedecem as mesmas regras de conservação, e por isso, alguns deles preservam seus aspectos físicos e químicos naturais, como sabor, umidade e textura, por mais tempo se estiverem longe da geladeira. Acredite, em muitos casos, colocar comida na geladeira é mais um hábito do que uma necessidade. Se você faz questão de consumir alimentos frescos e saudáveis, é imprescindível aprender como conservá-los de forma correta. Confira a seguir quais são os alimentos que costumam ser armazenados no refrigerador sem necessidade e entenda porque eles se conservam melhor em temperatura ambiente
Molho de pimenta
O molho de pimenta (o industrializado) se conserva bem na despensa por até três anos, pois a pimenta, junto com os ingredientes de conserva que compõem o molho, como vinagre e azeite, tem baixo índice de deterioração e, com o tempo e à temperatura ambiente, tem seu sabor intensificado.
Pão e bolo
Guardar pão na geladeira para depois aquecê-lo só é uma boa alternativa se você for fazer um estoque com um grande volume que não será consumido de imediato. A melhor solução para a manutenção da qualidade do pão é comprá-lo e consumi-lo sempre fresquinho, em até quatro dias, pois a geladeira deixa-o ressecado e endurecido, mesmo quando embalado em plástico. O mesmo acontece com o bolo.
Café
A geladeira cria condensação, o que pode afetar o sabor tanto do café moído quanto do café em grão. Portanto o armazenamento ideal deste item é em um recipiente hermético na despensa.
Tomate
O tomate parece ser um fruto muito sensível que precisa ser mantido sob refrigeração para que não estrague, porém, eles odeiam o frio, que além de promover a deterioração mais rápida faz com este alimento perca sua doçura. Para armazená-los o truque é colocá-los com os cabinhos virados para baixo em uma fruteira. Quando estiverem bem maduros, leve para a parte mais baixa da geladeira em uma travessa (para que o ar circule), nunca em saquinhos plásticos.
Manjericão
Não é à toa que manjericão é usado na culinária como parceiro do tomate, pois também não se dá bem com as baixas temperaturas da geladeira. Para ter manjericão fresquinho por vários dias, as folhinhas devem ser tratadas com as flores, ou seja, devem ser lavada, secas, ter os caules cortados na diagonal e mantidas em um copo com água coberto com um saquinho de papel. A água do copo deve ser trocada a cada dois dias.
Alho
O alho conserva-se melhor na despensa, pois este bulbo não suporta bem as baixas temperaturas e o ambiente levemente irrigado do refrigerador. Armazená-lo solto ou em uma cestinha, para que o ar possa se mover em torno dele, e à sombra é a melhor medida.
Cebola
Quem tem o costume de guardar cebolas na geladeira, está correndo o risco de fazer um criadouro de fungos, pois elas estragam facilmente no ambiente úmido da geladeira. Se as cebolas estão armazenadas na gaveta de verduras da geladeira junto com as batatas, separe-os imediatamente, pois as batatas liberam umidade e gases que fazem a cebola apodrecer.
As cebolas devem ser mantidas em local seco, fresco, escuro e bem ventilado. Uma curiosidade: as cebolas roxas em geral se conservam por mais tempo do que as cebolas brancas e amarelas.
Batata, batata-doce, cará e inhame
A batata e outras raízes similares também não devem ser armazenadas na geladeira, pois o amido se transforma em açúcar, mudando não só seu sabor e cor como sua textura – ficam mais duras mesmo após o cozimento. Elas devem ser mantidas em local fresco, arejado e escuro, como em um saco de papel aberto na despensa.
O abrigo da luz é importante no caso das batatas para evitar seu esverdeamento, pois este indica a formação solanina, uma substância tóxica. Já no caso das outras raízes, o cuidado deve ser redobrado com a umidade, pois a tendência à brotação é maior.
Abóbora madura
Abóboras maduras, como menina, de pescoço e morangas conservam-se bem por até três meses após a colheita, se armazenadas em local fresco e seco. Mantenha as abóboras com o cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo. A abóbora seca comprada picada em pedaços grandes e com casca tem menor durabilidade que a inteira, e deve ser conservada em geladeira, envolvida com saco plástico, por até uma semana.
Banana
Para o consumo imediato prefira as firmes, de casca bem amarela e com pequenas manchas marrons (pintinhas). As que não serão consumidas logo podem ser compradas mais verdes. Compre sempre em penca, pois as bananas soltas amadurecem e estragam mais rápido. Coloque-as para amadurecer em lugar fresco e seco (na fruteira). Na geladeira, estragam com facilidade e perdem o sabor.
Fermento químico (para bolo)
Nunca guarde o fermento na geladeira, a mudança de temperatura altera suas propriedades e faz com que o pó peca a 'força'. (Fonte: Portal Bonde).

Um comentário:

Jurema Cappelletti disse...

Você nem imagina a quantidade de erros que cometemos ao guardar alguns alimentos, crentes que estamos fazendo a coisa correta!