quarta-feira, 8 de julho de 2009

BANDA MUSICAL DE CAMPO MOURÃO

A Banda revive gratas tradições do interior brasileiro
e constitui elemento de evolução cultural do povo.

As lutas na batalha da vida levam o homem a materializar-se de tal modo, em suas diversas manifestações, que somente à custo ele consegue interiorizar-se para a criação de elementos de ordem espiritual, ideal ou artístico. Felizmente, porém, no mar do materialismo, de quando em quando esponta um elemento idealista que se propõe a lutar e luta, efetivamente, para a concretização de seu ideal. Tal é o caso da criação e funcionamento da Banda Musical de Campo Mourão, fruto do labor idealístico de ALBERTO NOGAROLI.
No dia 18 de setembro de 1958 realizou-se a primeira reunião para a criação da Banda Musical, quando foram delineados os rumos a serem seguidos, com o lançamento de uma campanha junto à população visando arrecadação de fundos para aquisição dos instrumentos e remuneração dos músicos recrutados na comunidade.
No dia 10 de março de 1959, na cidade de Arapongas, foi contratado o Maestro Leone di Biaggio e, sob sua regência, o grupo de músicos de nossa banda vai-se tornando conhecido e promovendo retretas que despertam a emoção estética do povo e dão uma nota de suave saudad
e das antigas bandinhas do interior, uma gloriosa tradição de nossos costumes, que tantos e tão valiosos elementos recolheram e conservam de nossa poesia musical e do folclore brasileiro.
No dia 18 de março de 1959, foi realizado o primeiro ensaio, neste mesmo ano a corporação recebeu uniformes, confeccionados por um alfaiate de Curitiba, em tecido gabardine, nas cores: calça azul e paletó vermelho. Em 1959 foi construído o coreto na Praça Getúlio Vargas, o mesmo que ainda lá se encontra, para as retretas.
A 15 de agosto de 1959 a Banda inicia suas atividades tocando na Capela Nossa Senhora das Graças, na Serraria Vitória, de propriedade do Senhor Pedro Staniszewski, no então
Distrito de Farol.
A 7 de setembro de 1959, a Banda se apresenta pela primeira vez ao público de Campo Mourão no desfile cívico pela Avenida Capitão Índio Bandeira.
Em fins de outubro de 1963, a Prefeitura Municipal assume a manutenção da Banda, até então sob responsabilidade do Senhor Alberto Nogaroli.
Por força da Lei nº 484, de 4 de dezembro de 1985, ficou oficializada a Banda Municipal de Campo Mourão.
Nem se pense que a existência de uma Banda Musical, por peq
uena e incipiente que seja, em qualquer vilarejo do interior constitui apenas uma confirmação das características de vida da roça.
Elas representam elementos de evolução cultural do povo, e, paralelamente à difusão da arte, registram sempre as vibrações da inspiração poético-musical.
De 1959 a 1979, período de 20 anos, a Banda esteve sob o comando da família di Biaggio: Leone di Biaggio, Santo di Biaggio e Pedro di Biaggio (ambos filhos de Leone).
Em 1979, assumiu o comando da Banda o Maestro Luiz Vieira de Moura, (Maestro Lincon), exercendo as funções até os dias atuais, com excelente trabalho.
Fonte Livro:

Nenhum comentário: