Para quem por acaso não sabe, 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, se expressa através da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados, considerados escritores amadores, o que não tira o título de escritor.
Para ser um escritor não é preciso criar apenas livros que falem de um determinado assunto, ou que sejam de um estilo específico. O profissional que escreve romances, livros de auto-ajuda, jornalísticos ou uma bela obra de poesia também é considerado um escritor.
Independentemente do estilo de escrever, visto que cada escritor tem o seu, o papel primordial desse profissional é expressar a realidade de seu mundo.
Não existe uma regra sobre a vocação literária, há quem comece a escrever por brincadeira, como Mário de Andrade, ou quem já nasça com a necessidade de escrever, como comenta Guimarães Rosa: "Nós, os homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Está no nosso sangue narrar estórias. Já no berço recebemos esse dom para toda a vida."
Segundo o escritor Murilo Rubião, a escrita envolve tanto que "geralmente o escritor, mesmo não escrevendo, vive a literatura 24 horas por dia".
Mas com quantos anos é possível tornar-se um escritor? E qual a formação necessária?
Bem, a profissão de escritor não tem idade. Existem escritores de oito até 80 anos
Quanto à formação própria de um escritor, esta não existe. Os escritores podem ser médicos, jornalistas, professores, economistas, advogados, estudantes. A melhor escola dos escritores são os próprios livros, o vício da leitura que acaba virando a paixão por escrever.
Quem é que nunca viajou vários mundos e conheceu lugares incríveis por meio dos livros? Quem é que nunca chorou, sorriu, se divertiu e aprendeu com eles? Mas quem será que já parou para pensar naqueles que tornam possível essas tantas aventuras? Inventores de histórias, sonhadores, observadores do dia-a-dia, românticos... os escritores são tudo isso e muito mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário