sábado, 25 de julho de 2009

DIA NACIONAL DO ESCRITOR


Homenagem ao dia do “Escritor”

Para quem por acaso não sabe, 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, se expressa através da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados, considerados escritores amadores, o que não tira o título de escritor.
Para ser um escritor não é preciso criar apenas livros que falem de um determinado assunto, ou que sejam de um estilo específico. O profissional que escreve romances, livros de auto-ajuda, jornalísticos ou uma bela obra de poesia também é considerado um escritor.
Independentemente do estilo de escrever, visto que cada escritor tem o seu, o papel primordial desse profissional é expressar a realidade de seu mundo.
Não existe uma regra sobre a vocação literária, há quem comece a escrever por brincadeira, como Mário de Andrade, ou quem já nasça com a necessidade de escrever, como comenta Guimarães Rosa: "Nós, os homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Está no nosso sangue narrar estórias. Já no berço recebemos esse dom para toda a vida."
Segundo o escritor Murilo Rubião, a escrita envolve tanto que "geralmente o escritor, mesmo não escrevendo, vive a literatura 24 horas por dia".
Mas com quantos anos é possível tornar-se um escritor? E qual a formação necessária?
Bem, a profissão de escritor não tem idade. Existem escritores de oito até 80 anos
Quanto à formação própria de um escritor, esta não existe. Os escritores podem ser médicos, jornalistas, professores, economistas, advogados, estudantes. A melhor escola dos escritores são os próprios livros, o vício da leitura que acaba virando a paixão por escrever.
Quem é que nunca viajou vários mundos e conheceu lugares incríveis por meio dos livros? Quem é que nunca chorou, sorriu, se divertiu e aprendeu com eles? Mas quem será que já parou para pensar naqueles que tornam possível essas tantas aventuras? Inventores de histórias, sonhadores, observadores do dia-a-dia, românticos... os escritores são tudo isso e muito mais!

Nenhum comentário: