quinta-feira, 9 de julho de 2009

NOMES DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO

José Eugênio Maciel
in Tribuna do Interior -
29/07/07

"O homem é um animal etimologista. É-lhe inata a
curiosidade das origens. Quem não deseja saber
a origem do berço natal? Da cidade onde mora?“
Victor Henriy, escritor.

A citação logo a baixo do Artigo de hoje é extraída do livro Municípios paranaenses Origens e significados de seus nomes. A obra é o resultado de um belo trabalho de pesquisa do autor João Carlos Vicente Pereira, atual secretário estadual da cultura do Mato Grosso.
Aproveito para mencionar a origem dos nomes dos municípios da nossa região, conforme a referida publicação. Tomei a iniciativa quando li esta Tribuna, edição da última quarta (página 3) a matéria Três municípios comemoram 47 anos. Ao noticiar a data de emancipação Valdir Bonete incluiu breve histórico das três cidades, Barbosa Ferraz, Fênix e Iretama. Limitar-me-ei a origem dos nomes, pois a obra tem no bojo outras informações, como datas, nomes de pioneiros, desmembramentos etc.
Altamira do Paraná: “Altamira” Topônimo português e paranaense. É palavra formada pelos termos “Alta” e “mira”. O termo “Alta” é feminino substantivado do adjetivo “alto”, que provém do latim “altus”, designando a parte mais elevada de um ponto, região ou cidade, excelso. O termo “mira” origina-se do latim “mirare”, que significa cravar a vista em, fitar os olhos em, divisar, alcançar, enxergar.
Araruna: Do tupi “arara”... ave + “una” ... preto, negro: arara com plumagem azul escuro e brilhante, parecendo preta; a arara”.
Barbosa Ferraz: homenageia o Major Antônio Barbosa Ferraz, desbravador de sertões a partir do norte paranaense na década de 1920.
Boa Esperança: “O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro
melhor”.
Campina da Lagoa: “É referência à descoberta de três lagoas na região onde se assentou o núcleo”.
Campo Mourão: Homenageia o governador da Capitania de São Paulo, D. Luís António de Souza Botelho Mourão.
Engenheiro Beltrão: A denominação da localidade é homenagem ao engenheiro civil Alexandre Gutierrez Beltrão, diretor da companhia responsável pela colonização de muitas áreas no Estado.
Farol: “Em referência ao Rio Farol, que juntamente com os rios Goio-Erê e Riozinho, constituem-se em marcos divisórios do município”.

Fênix: Ave que, ao ser queimada, renascia das cinzas, diz a mitologia egípcia.
Goioerê: “Goiô-Erê: Vem do caingangue “Goio”... rio + “er
ê”... campo: rio do campo”. Outra informação do autor: “o termo “Goio-Erê”, como de origem caingangue, definindo-o de “água limpa ou clara”“.
Iretama: Do tupi “ire (eira”... abelha + “tama” ”... lar, lugar, invólucro: colmeia ou casa de abelhas”.
Janiópolis: Homenageia o ex-presidente Jânio da Silva Quadros.
Juranda: “Juranda Vem do tupi “jur”... vir vem + “andá”... frutas: frutas que vem” [...] “ índia (cabocla) Juranda.
Luiziana: “Luiziana Termo híbrido, formado pelo nome pessoal masculino “Luís” e pelo sufixo nominativo “iana”.
Mamborê: Origem caingangue “annnaamborê”... muito longe.

Moreira Sales: João Moreira Salles homenageou ele próprio ao adquirir glebas de terras que deram origem ao povoado.
Nova Cantu: A Gleba 6 – Colônia Cantu contribuiu para o nome e nova era a terra.
Peabiru: De origem tupi “pe”... caminho + “abiru”... aterrado, consertado: caminho conservado ou consertado. “Peabiru”... caminho brando, suave, ou rumo ao sertão.
Quarto Centenário: Alusivo ao IV Centenário do Estado de S.Paulo.
Roncador: O ronco de um rio produzido pelo volumoso curso d’água em dia de grande chuva.
Terra Boa: Referencia à fertilidade do solo roxo (avermelhado).

Ubiratã: Do tupi “ubira (ybirá)”... madeira, árvore, vara, pau + “ta”... sólido, duro, rijo (em composição): árvore dura, o pau ferro.

Nenhum comentário: