Contribuinte assumirá ônus de Itaipu *
Apesar de o governo, por intermédio do ministro Paulo Bernardo, dizer que o acordo com o Paraguai sobre Itaipu não vai encarecer tarifas de energia para o consumidor , a conta será paga pelo contribuinte brasileiro, mostra reportagem do GLOBO nesta terça-feira.
Isso porque, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, os recursos virão de uma compensação, pela qual os juros da dívida paraguaia com o Tesouro Nacional, decorrente do financiamento da usina binacional, serão reduzidos.
Da quantidade de energia a que o Paraguai tem direito, ele consome só 5%. Os outros 95% são comprados pelo Brasil, que paga pela exclusividade da energia. Sem querer mexer nas tarifas, o governo brasileiro topou triplicar este pedágio em acordo fechado no fim de semana.
Lobão disse ontem que o Ministério da Fazenda vai verificar quanto de juros são pagos por Itaipu por causa de sua dívida. O Tesouro é credor de dois terços da dívida, cerca de US$ 12 bilhões de um total de US$ 18 bilhões. Os outros credores são bancos internacionais.
- Vai ser um abatimento dos juros que importará nesta vantagem em que o Paraguai receberá - explicou Lobão.
(*) Leia mais em O Globo Online.
A PROPÓSITO
- Alguém conhece "nestepaíz" um "papudo" que diz uma coisa que não concorda ou combina com a outra, diz e não diz, nega o que disse ou afirma o que negou e que reside provisoriamente em Brasília? Quem é? Quem é? *
(*) Acir Vidal, editor do Contra o Vento.
Um comentário:
Mais uma vez Lula tem certeza que somos otários e acreditamos nas baboseiras incosequentes que fala. O governo não tem dinheiro nem nunca teve. Quem tem é o povo que contribui com seus impostos.
Toda a despesa do governo tem uma contrapartida que sai do bolso do povo na forma de impostos.
Postar um comentário