terça-feira, 14 de julho de 2009

CAMPO MOURÃO - ONTEM E HOJE

Em 1942, a 8 de Dezembro, graças ao trabalho desenvolvido pelo Monsenhor Manoel Könner,segundo prelado da Prelazia de Foz do Iguaçu, a cuja jurisdição eclesiástica pertencia Campo Mourão, foi criada a Paróquia de São José, e no Decreto de criação, Pe. Aloysio Jacobi foi nomeado primeiro Vigário.
Em 1943, 19 de Março, deu-se a instalação da Paróquia de São José, o Território dessa unidade eclesiástica abrangia toda a área compreendida entre os rios Corumbataí, Ivaí, Piquiri e Paraná.
Em 5 de Dezembro de 1943, para atender a comunidade cristã, foi organizada uma Comissão para edificação da primeira matriz de São José, com o lançamento da pedra fundamental contendo uma cápsula de documentos, assinalando a data acima.

No dia 19 de Março de 1944, data consagrada a São José, foi celebrada a primeira missa na Igreja, levantada na beira da raia dos porungos, ela era toda de madeira (foto), inclusive a cobertura, construída pelo próprio pároco, Pe. Aloysio.
Em 1951, no dia 8 de Fevereiro, vem unir-se ao Pe. Aloysio, o Pe. João Assmann, substituindo o primeiro Vigário, que passa a gerir as Paróquias de Peabiru e Engenheiro Beltrão
.
Em 1954, Pe. Assmann iniciou a construção da nova igreja matriz, com arquitetura arrojada, cópia da igreja de São Bento do Sul-SC.

Em 1960, apenas a metada da igreja estava construída - no mesmo local da antiga matriz que foi demolida - e ainda sem revestimento interno, passou a constituir-se na imponente Catedral de São José (foto), com a instalação da Diocese a 23 de Abril de 1960, data de posse de seu primeiro Bispo Diocesano Dom Eliseu Simões Mendes, a quem Campo Mourão muito deve, pelo seu desprendimento na missão gloriosa do mandato espiritual, chegando ao coração dos diocesanos, confirmando sua condição de Sacerdote perfeitamente delineado, religado em sua formação profundamente piedosa, dentro de humildade exemplar, com as virtudes de homem culto e inteligente, marcando a presença, de uma personalidade desbravadora, edificando e nobilitando um dos mais belos capítulos da história de Campo Mourão e do Paraná.
FONTE LIVRO:

Nenhum comentário: