sexta-feira, 3 de julho de 2009

INSTALAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ

A instalação do Município de Campo Mourão procedeu-se em duas etapas. A primeira, característicamente oficial, levada a efeito a 17 de Outubro de 1947, no Palácio Rio Branco, em Curitiba, reuniu o então Governador do Estado Moysés Lupion, Gen. Otávio Medeiros de Farias, da 5ª Região Militar e outras importantes personalidades estaduais, além, de pessoas pertencentes aos 23 novos municípios criados pela Lei nº 2 e, a segunda, em 5 de Dezembro de 1947, numa reunião sem pompa, em uma das salas da Escola Pública da sede do Município, mas revestida de beleza simples e original, proporcionada pelo ambiente pioneiro, sob a presidência do Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior, Juiz Eleitoral da 38ª Zona, especialmente designado pelo Egrégio Tribunal Regional Eleitoral, realizava-se a instalação da Câmara Municipal, com a posse dos primeiros Vereadores eleitos, do novel Município e, em 27 de Dezembro daquele ano, tomou posse o primeiro prefeito eleito, Pedro Viriato de Souza Filho (Pedro Parigot), instalando-se definitivamente o Município de Campo Mourão.

DISCURSO DO GOVERNADOR MOYSÉS LUPION
(17-Outubro-1947)
"Agradeço a presença de todos a esta cerimônia cuja significação histórica creio será desnecessário encarecer. E é comovidamente que eu o agradeço, porque sei que cada uma de vossas presenças a esta solenidade, está marcada por um vivo sinal do mais nobre sentimento paranista. Sei que estais presentes porque vos importam todas as palpitações mais acentuadas da vida do Paraná. E este é um acontecimento de transcendência histórica.

'Os novos Municípios que agora se instalam são unidades que conquistaram a sua autonomia porque em seu seio se anima um movimento de grandeza e de progresso que os fez crescer até a independência; porque os seus homens estão cheios do espírito de fazer a grandeza de sua terra, e é a sua ação dominada do sentido público mais profundo.

'Por isso, creio que a significação desta cerimônia vai ainda além da já por si tão expressiva instalação dos novos Municípios.

'Ela a mim aparece como o sinal de UM NOVO PARANÁ!

'Se se notar que os novos Municípios estão ao sul e ao norte que a nossa crescente grandeza é um fascinante movimento sincrônico em todas as direções.

'Permito-me voltar as minhas palavras em particular aos homens destas novas unidades do nosso Estado, aos homens de Abatiá, de Araiporanga, de Arapongas, de Bela Vista do Paraíso, de Cambé, de Cinzas, de Campo Mourão , de Curiuva, de Guaraqueçaba, de Guaratuba, de Ibaiti, de Ibiporã, de Jaguapitã, de Jataizinho, de Mandaguari, de Porecatú, de Porto Amazonas, de Quatiguá, de Rio Branco do Sul, de Ribeirão do Pinhal, de Santa Mariana, de Timoneira e de Uraí.

'Ainda ontem palmilhei, em muitos de vossos Municípios, as mesmas ruas que pisais diariamente; ainda ontem estive conversando com os vossos companheiros de trabalho e vendo o vosso grande esforço de criação; ainda ontem estivemos juntos em vossa terra, discutindo juntos os vossos problemas; ainda ontem vi, diretamente com os meus olhos, e senti com o meu entusiasmo, os vossos empenhados trabalhos e o vosso ânimo criador da abundância; vi a vossa decisão de cada um de vós, - manifestação de vosso alto espírito público -, em obter para o vosso agora Município aquilo que ele mais necessita.

'E, concertando todos esses fatos, - o entusiasmo que vos conheci na defesa dos interesses públicos de vossa terra, - (e esse sentimento municipalista é uma das formas mais objetivas de civismo); o esforço em que pude surpreender-vos para a criação da riqueza da vossa região, a visão grandíssima da prosperidade que estais criando; - tudo isso que se exprime e se resume de modo perfeito na presente solenidade, - foi que se me fez a revelação de que UM NOVO PARANÁ começa como uma nova aurora.

'Esta empolgante cerimônia o reflete. E por que também o reflete, desejo que ela o simboliza.

'E este instante, assume assim, aquela transcendência histórica a que fazíamos menção. Não é apenas um sinal para determinar um ponto novo de partida para as unidades que agora principiam a sua vida autônoma. Desejava que fosse também um marco do NOVO PARANÁ que principia, a idade nova de nossa terra.

'Na multidão dos fatos diários, tantas vezes sem grandeza, a imagem do vosso esforço criador e da prosperidade que estais forjando, fica como um fundo dominante de toda a realidade, como alimento mesmo do idealismo e motivo da nossa excepcional admiração.

'E aqueles vossos múltiplos empenhos, de sentido cívico profundo, abstraído das contingências que o determinaram, ficam como uma manifestação pura do próprio espírito novo, marcando moldes de conduta, depois de anunciar o novo Paraná.

'Já disseram os liberais de 1868: “Expliquemos praticamente ao povo a LIBERDADE pela DESCENTRALIZAÇÃO, e despertemos bem vivo na consciência do homem o sentimento da sua independência”.

'E, assim, assim, de vós se pode repetir, também, que sois educadores do sentido cívico dos homens. E, como, naqueles comícios em que assim me aparecestes, não foram vozes isoladas, mas os que falaram eram antes intérpretes de um sentimento geral, vejo que a idade nova é a dos homens públicos que podem refletir a opinião coletiva e é a da efetiva participação democrática de todos na vida cívica do Estado.

'Há, de certo, os que ainda não crêem que se iniciou um novo Paraná.

'Há, ainda, os que aspiram o exercício do governo para tê-lo como o gozo de um privilégio; há os que julgam que a oposição ainda tem clima para se alimentar da demagogia e de intrigas.

'Não percebem que passou o momento das “baixas astúcias da política ladina e arteira”. Eles, porém, são poucos e cada vez menos.

'De nossa parte, - sabemos que esse grande espírito do Paraná novo que principia, apesar da força do seu ímpeto que lhe determina u’a marcha quase inevitável, - sabemos que ele necessita a colaboração das consciências tranqüilas, das inteligências claras, das vontades disciplinadas.

'Eu espero e rogo a inspiração Divina, para que tenhamos, nesta hora imensa da vida de nosso Estado, o discernimento do caminho certo e do fundamental das coisas, e serenidade para a justiça, e a força de uma vontade tenaz e inquebrantável, de modo a sermos dignos dessa grande responsabilidade que temos sobre os ombros. E, depois disso, aos jovens sobretudo, eu dirijo a forte persuasão que emana desta cerimônia, peço aos seus mestres que façam chegar às suas almas a comunicação do sentido que esta festividade tem em seu bojo, de um novo Paraná, para que eles se contaminem deste espírito, para que a pureza de seus idealismos se alimente deste pão e deste vinho, para que eles tragam, neste grande esforço coletivo, a sua contribuição radiosa, na criação empolgante deste sonhado PARANÁ MAIOR!

Que Deus nos ilumine nesta extraordinária jornada".
FONTE LIVRO:

Nenhum comentário: