terça-feira, 28 de junho de 2011

FALTA DE CARÁTER AO EXTREMO


Por Carlos Newton

Morreu na semana retrasada (16 Jun 2011) Eduardo Gomes de Farias, o Dom, o remanescente da dupla Dom & Ravel, que surgiu em meados da década de 60 e conquistou o país com a música “Eu te amo, meu Brasil, que estourou nas paradas de sucesso quando a seleção saiu-se tricampeã no México. Eustáquio Gomes de Farias, o Ravel, já havia morrido há alguns anos (em dezembro de 2000).

Na época, Silvio Santos se aproveitou do sucesso da dupla, incentivando os dois irmãos a continuarem compondo músicas ufanistas, que apresentava em seu programa aos domingos, para bajular os governantes militares. Quando pleiteava sua primeira estação de TV, Silvio Santos fez com que a dupla Dom & Ravel, no auge da fama, viajasse a Brasília para pedir ao presidente Geisel que desse a concessão ao homem do Baú, e foram atendidos.

Vejam como as coisas mudam. Agora, na morte de Dom, o telejornal do SBT esqueceu (ou passou a borracha) na ligação entre a dupla e Silvio Santos. O texto lido pelos apresentadores era só de críticas a Dom & Ravel, por seu apoio ao regime militar.

Quanta hipocrisia. Silvio Santos agora é de esquerda, coloca no ar uma novela (“Amor e Revolução”) exaltando os que lutaram contra o regime militar de 64, dá um golpe espetacular na Caixa Econômica Federal, passa adiante o Banco PanAmericano, completamente falido, não acontece nada, e adivinhem quem patrocina o Jornal do SBT. Ora, a Caixa Econômica Federal, é claro. Afinal, não são parceiros?

COMENTO: não se pode acreditar que um sujeito como Senior Abravanel, vulgo Silvio Santos, que praticamente saiu do "nada" e tornou-se o empresário do porte atual que é não tenha uma vista privilegiada da conjuntura nacional. Além de sua capacidade natural, ele certamente dispõe de uma boa assessoria que o mantém bem informado sobre os rumos do país. O alegado desconhecimento sobre os desfalques no Banco que ele nos empurrou goela abaixo não passou de simples prática da lição adquirida com o "borracho do planalto". Posteriormente, o empresário se desfez de outro símbolo de sua trajetória econômica: o "Baú da Felicidade", vendido a outra rede de comércio. Como disse, não acredito que Silvio Santos seja desinformado. Creio que seu "tino" já deu sinais de que o navio está fazendo água. E todos conhecem o ditado sobre os ratos serem os primeiros a abandonar o barco que afunda.

Do blog do Tuaregue

Nenhum comentário: