domingo, 10 de julho de 2011

ROLETA MINISTERIAL DA PRESIDENTA DILMA

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 10 de julho de 2011.

“É o quarto ministro deste governo que cai em um mês. Isso mostra que a Dilma não soube montar bem o seu primeiro escalão. E não podemos achar que a queda do ministro resolve o assunto. As denúncias são graves e esperamos que o Ministério Público dê seguimento às representações apresentadas pelo DEM e PSDB no sentido de investigar o caso”. (ACM Neto - Líder do DEM na Câmara)

ISTOÉ

(Fonte: ISTOÉ Online - 06.Jul.11)

Na manhã da quarta-feira 6, quando o Palácio do Planalto recebeu a informação de que a revista ISTOÉ estava circulando com uma reportagem de capa mostrando, por intermédio de um vídeo, como o ainda ministro Alfredo Nascimento usava dinheiro do Ministério dos Transportes a fim de arregimentar parlamentares para o PR, a presidente Dilma Rousseff tomou a decisão de demiti-lo. (...) O vídeo divulgado pela revista não deixava dúvidas sobre a participação do ministro nas negociatas praticadas no Ministério dos Transportes. Perto do meio dia, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi convocada por Dilma e recebeu a missão de chamar deputados e senadores do PR para negociar a troca de comando no Ministério.

VEJA

(Fonte: VEJA - 06/07/2011)

A saída de Nascimento ocorreu após reportagem de VEJA revelar o funcionamento de um esquema baseado na cobrança de propinas, feita por caciques do PR, as empreiteiras e empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. É o segundo ministro a cair na gestão de Dilma - o primeiro foi o ex-titular da Casa Civil, Antonio Palocci, que não resistiu às revelações de seu incrível salto patrimonial. O escândalo teve reação imediata da presidente Dilma, que, no sábado seguinte à reportagem de VEJA, afastou o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, o chefe de gabinete do Ministério, Mauro Barbosa Silva, e o assessor Luís Tito Bonvini. Mas errou a petista ao dar sobrevida a Nascimento e prolongar a crise.

Herança Maldita dos Ministérios Putrefatos

Será que a “Presidenta” teria autonomia e coragem de exonerar Alfredo Nascimento sem a repercussão pública das denúncias das Revistas ISTOÉ e VEJA?

O “Desgoverno Lulla” foi a era dos mensalões, dos aloprados, dos vazamentos da Receita. Dilma herdou uma total falta de ética em todos os meandros do poder onde o aliciamento de políticos, o apadrinhamento e o favorecimento de parentes e correligionários era e continuam sendo a tônica. O governo Rousseff, por sua vez, é marcado mais pelos escândalos do que realizações.

O Chefe da Casa Civil Antonio Palocci foi afastado depois de ser incapaz de justificar seu “admirável” crescimento patrimonial.

O Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento deixou o cargo depois que as Revistas ISTOÉ e VEJA revelaram o funcionamento de um grande esquema de corrupção na sua pasta.

O Ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio foi rebaixado a ministro da Pesca, assumindo sua pasta a controvertida Ideli Salvatti.

O Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante, foi o responsável pela compra do falso dossiê contra José Serra, então candidato tucano ao governo de São Paulo, em 2006. O episódio conhecido como “Escândalo do Dossiê dos Aloprados” envolve também Ideli Salvatti que procurou jornalistas para oferecer o falso dossiê contra Serra.

O Ministro do Turismo Pedro Novais, quando deputado, havia usado a verba da Câmara dos Deputados para pagar um Motel no Estado do Maranhão, onde recebeu vários casais para uma festa gastando R$ 2.156,00 do dinheiro público.

A Ministra da Cultura Ana de Hollanda usava verbas pública para passar os fins de semana no Rio de Janeiro. Ana costumava agendar compromissos no Rio, onde mora, às sextas e às segundas-feiras, e recebia diárias mesmo quando não tinha compromissos oficiais. Só depois que o caso ganhou notoriedade é que Ana resolveu devolver o dinheiro.

“Nós recebemos denúncias de estudantes e de pais de alunos que, na escola Armando Nogueira, os professores estavam obrigando os alunos a assistir aos vídeos. Muitos estudantes reclamaram que nem sequer puderam sair da sala, que foi trancada. O próprio diretor da escola confirmou que estava sendo obrigado pelo secretário de educação a exibir os vídeos”. (Deputado Astério Moreira - PRP).

O Ministro da “EDUCAÇÃO” Fernando Haddad é uma figura circense, um verdadeiro trapalhão, a própria Presidenta precisou intervir determinando a suspensão dos famigerados “kit gays”. Haddad gastou dinheiro público para ensinar as crianças que frequentam Colégios Públicos a falar errado e aprender que “dez menos sete é igual a quatro”, condenando-as a permanecer no limbo da ignorância e, futuramente, do subemprego.

Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul; Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br - E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: