terça-feira, 23 de outubro de 2012

MORREU O CARTORÁRIO DANIEL KRAVCHYCHYN

Faleceu na noite desta segunda-feira (22) aos 83 anos, o ex-cartorário de Campo Mourão, Daniel Kravchychyn.
Catarinense, nascido em Joaçaba, em 9 de fevereiro de 1929. Filho de uma família humilde, o pai Gabriel Kravchychyn era ferroviário, a mãe Magdalena cuidava da casa, moravam na beira do Rio do Peixe. "Nossa família era numerosa, disse na entrevista de Domingo do Blog do Ilivaldo Duarte, e nos tempos de dificuldades, pescávamos e vendíamos os peixes. Com o dinheiro, minha mãe fazia deliciosas quireras".  Dr. Daniel, formado em Direito e cartorário em Campo Mourão onde chegou no ano de 1969. Ao lado da esposa Rosemary, prestou concurso para o cartório do 2º Cartório de Registro de Imóveis, em Campo Mourão. Ela tomou posse no mês de maio e ele continuou por mais dois anos em Curitiba, pois integrava a equipe do Governador Paulo Pimentel, seu grande amigo.
Daniel, cidadão muito conhecido em Campo Mourão, viveu antes muitos anos em Ponta Grossa, onde foi vereador por três mandatos, eleito em 1955, 1959 e 1963. E foi presidente da Câmara de Vereadores, na Princesa dos Campos, entre novembro de 1960 a 1961 e chegou à chefia de gabinete do governo de Paulo Pimentel no final dos anos 60.
“Sempre fiz o que gosto, é melhor fazer do que arrepender por não ter feito. Mas temos erros e acertos, a vida é assim. A gente sempre tem sonhos, mas hoje peço a Deus muita saúde, pois sem ela tudo fica mais difícil."
Ensino e Vida Profissional
Aos 14 anos, ao lado do irmão João, ingressou na Escola Ferroviária Tibúrcio Cavalcanti.
Em Joaçaba fez o curso de ensino fundamental. Em Ponta Grossa estudou na Escola Profissional da Rede Viação Paraná-Santa Catarina e cursou Contabilidade na Academia Professor Altair Mongruel, hoje Colégio Sepam. Em 1970 se formou em Direito pela Faculdade Curitiba.
Iniciou vida profissional muito cedo, em Ponta Grossa, trabalhou na Livraria Montes Pereira, Lojas Hermes Macedo e na Indústria Theophilo Cunha. Foi servidor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Incentivado por seu patrão, amigo e compadre, Dr.Petronio Fernal, que foi Prefeito e Deputado Federal por Ponta Grossa, ingressou na política, foi Vereador por três mandatos. Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa e disputou eleições para Deputado Estadual e Federal. Foi Oficial do 2º Cartório de Registro de Imóveis de Campo Mourão, e dizia ter muito Orgulho de Ser Mourãoense de Coração e prestar Serviços para a Cidade.
Pedro da Veiga e Daniel Kravchychyn

Um comentário:

Anatoli. disse...

Amigo Pedro:
Os nossos amigos estão indo embora, aos poucos, mas estão. Estamos ficando sós.