quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

VALDIR D'ALÉCIO: O CONTEMPORÂNEO DO FUTURO

Por (*)-Rubens Bueno

“A hora é agora, já não temos mais tempo, algumas oportunidades são únicas” (Valdir D`Alécio)

A frase utilizada sob o título deste artigo foi como o Valdir D´Alécio encerrou sua última mensagem publicada pela imprensa de Ubiratã. As palavras de esperança e incentivo com que despediu-se dos leitores, para poucos dias depois despedir-se da vida, expressam bem a visão política e preocupação desse grande líder com a nossa região de Comcam. Essa região que deve muito a ele, tanto nas conquistas políticas quanto econômicas.

O Valdir era uma figura especial para toda nossa geração de políticos. Seu desprendimento, capacidade de análise política e forma de liderar, fez dele nosso melhor homem público de visão regional, estadual, nacional e internacional. Sempre olhando para o futuro, sem as picuinhas da política menor. Era, de fato, um contemporâneo do futuro.

De sua liderança surgiu o consórcio regional de saúde, o Ciscomcam e os melhores momentos da grande política regional. Com ele como prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, tivemos avanços imensuráveis dada a sua capacidade de comandar e convencer pelos melhores argumentos e com grande conteúdo. Tentou ser deputado estadual e não conseguiu porque tinha compromisso e preferiu correr o risco a não honrar sua palavra.

Poderia ter participado do governo Álvaro Dias e não aceitou porque a Coagru estava com dificuldades e precisava dele. Poderia ter sido nosso secretário regional da prefeitura de Campo Mourão. Não aceitou meu convite também pela causa da Coagru, que deixou consolidada e em expansão, ratificando sua grande liderança no meio cooperativista.

O Valdir foi decisivo na minha indicação para a Secretaria do Trabalho e Ação Social do governo Alvaro Dias. Quando o governador me convidou (havia obtido mais de 60 mil votos para estadual, em 1986), pedi dois dias para consultar a região. Reunidas as lideranças, ele fez o discurso afirmando que a região não poderia deixar de aceitar o convite e que eu deveria assumir. Naquele momento havia muitos prós e contras.

Em 1992 se repetiu de forma diferente. Lideranças de Campo Mourão pressionavam para que eu, então deputado federal, disputasse a prefeitura. Resisti até o limite, convocando novamente as lideranças, sempre afirmando que o meu mandato era da região e não somente de Campo Mourão. Na ocasião, o Valdir convenceu os companheiros que precisávamos completar o processo de mudança a partir da prefeitura de Campo Mourão.

Antes da campanha deste ano, mais uma vez consultei-o e tive a honra de contar não só com seu aval como apoio para mais uma eleição. E ao ler seu artigo intitulado “a hora é agora”, já depois de seu falecimento, o sentimento de pesar misturou-se ao de esperança, júbilo e ao mesmo tempo responsabilidade, pelas palavras de defesa do meu nome e do nosso projeto de desenvolvimento regional, para o qual indubitavelmente ele seria uma peça fundamental.

Ao advogar que “a hora é agora”, ele cobrava urgência e compromisso dos líderes da região. E realmente já não é possível postergar nossos anseios. O Valdir se foi, mas deixou acesa a candeia da esperança e cabe-nos envidar todos os esforços no sentido de formar nosso Conselho Regional de Desenvolvimento.

O Valdir D`Alécio sofria com as notícias de evasão de habitantes de nossos municípios. No domingo, dia 5, nosso sofrimento com a notícia que a região perdia para sempre um dos seus habitantes mais ilustres. Não percamos, todavia, a coragem, firmeza de propósito e empenho político que fez dele um contemporâneo do futuro.

(*)-Rubens Bueno, deputado federal eleito pelo PPS

Nenhum comentário: