quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PALAVRAS AOS FORMANDOS CMPA/2010

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS

“Quanto mais largas vastidões abrange o saber, tanto mais razão de serem modestos os seus cultores”. (Rui Barbosa - Palavras à Juventude)

Formandos do Curso Fundamental CMPA/2010

Meus queridos alunos e amigos, não acho que qualquer cerimônia de Formatura deva ser destituída da necessária pompa a que faz jus. Considerar que a Formatura do Ensino Fundamental seja menos importante que outras nos levariam, pela lógica, a deixar de comemorar, anualmente, a data natalícia de cada um de vós ou a de outros cursos com duração muito inferior ao que agora concluístes. O Curso Fundamental é, certamente, o mais longo de vossas vidas e por isso mesmo ao encerrá-lo devemos dar-lhe o devido crédito. Foram nove anos, no mínimo, de estudos e só cada um de vós, seus familiares e professores podem aquilatar o esforço despendido para concluí-lo com sucesso nesta data tão importante para a “Família Garance”.

Eu e o Coronel Gilberto resolvemos dirigi-lhes algumas palavras que nos pareceram necessárias e oportunas, neste momento, tentando assumir o papel do paraninfo que escolhestes e infelizmente nos é desconhecido.

Palavras aos Formandos CMPA/2010

Caros alunos

Parabéns por mais esta vitória, encerrastes com êxito mais uma etapa de vossas vidas. Mérito vosso, de seus familiares, mestres e amigos que orientaram e acompanharam com dedicação e carinho vossa jornada.

Lembrai-vos, porém, que cada fase conquistada, cada etapa ultrapassada no ensino, ou na vida, exigirá mais esforço, mais empenho para atingir o próximo lance. As brisas de outrora ganharão força e se transformarão em fortes vendavais, as doces marolas em gigantes ondas e as encostas suaves em íngremes e escorregadias escarpas.

Acautelai-vos, mas tende confiança na vossa capacidade. Como diria, outrora, o augusto poeta Antônio Gonçalves Dias na sua “Canção do Tamoio”: “Se o duro combate os fracos abate, aos fortes, aos bravos, só pode exaltar”.

Determinem desde já vosso objetivo final sem olvidar as metas intermediárias. Não as definam singelas demais e facilmente atingíveis nem muito complexas e inalcançáveis, mas após determinadas direcionai todos vossos esforços e energia para obter sucesso a cada empreitada.

Não esmoreçam ante as dificuldades, lutem, não voltem os olhos para o que ficou para trás, mirem o futuro, não percam, jamais, o foco de vosso objetivo. Aprendam e amadureçam com as derrotas, fracassar perante intricados obstáculos tem muito mais valor do que alcançar sucesso frente a vitórias fáceis. Continuem tentando, persigam vosso intento com tenacidade, o grau de satisfação de uma conquista é diretamente proporcional à sua complexidade e risco. Alcem vôo, tenham iniciativa, sejam criativos, ousados, corajosos, afastem-se da mesmice e da mediocridade. Henry Ford, já afirmava que: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.

Felicidades minhas queridas e meus queridos alunos. Continuai vossa luta, sois bravos guerreiros e um futuro pródigo está ao alcance de vossas mãos.

SELVA!!!

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Imagem da Internet - fotoformatação (PVeiga).

Um comentário:

Pedro Castro disse...

Adorei o seu blog, continua !!!
Já agora visita http://pedrocastro78.blogspot.com/