segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TEMPO

Por Júlio Teixeira de Lima

Tempo Tique taque, tique taque é a voz do tempo contado pelo cuco do relógio, que depois de bem marcado e quase extinto anuncia as horas falsas. Não deixa de ser algo meio estúpido, um cuco de porcelana ou de esmalte após uns tiques taques sair à janela e cantar: “cucu”, “cucu”... E o faz com o “bico fechado” a mentir o “cucu”, e às vezes, errando as horas, mentindo-nos o tempo. (Coisas de um tempo de um momento romântico encenado pelo lado esquerdo do cérebro). Hoje os cucos dos relógios estão confinados nos museus, e os verdadeiros pássaros daquela espécie, morreram. Mas muitos cucos surgiram depois da morte dos verdadeiros em diversas formas e tamanhos, e em todos os lados ouvimos cucu para lá, cucu para cá, num cucurucar sem fim enquanto durar essa medida do tempo. Mas, por fim, no fim mesmo, não há mais cuco algum nas proximidades onde viva o homem, porque a si mesmo por ter perdido o juízo anda quase se comendo. (Coisas de um tempo de um momento romântico encenado pelo lado esquerdo do cérebro). Ainda ontem choravam umas perdas que hoje não significam mais nada, e até as velhas bonecas e os velhos carrinhos jogam fora. Ainda ontem faziam guerra com pedras, depois com pedras e paus, e depois com ferro, depois com ferro e fogo, depois com energia atômica, e ainda choram muitas perdas. O tempo todo o homem perde coisas e as chora. Teria sido o homem criado para perder coisas, ou teria sido criado para fazer coisas com o fim de perdê-las? Teria sido criado para chorar, ou, como diz a promessa de salvação, teria sido criado para ser feliz com as quimeras do paraíso? Mas como saberá entre perdas, choros e falsos paraísos o que é ser feliz? E o que esse termo significa? Perder, por exemplo, é perder algo que trazia nas “mãos” ou em outro lugar, ou até em lugar nenhum e tinha a ilusão de que possuía algo e perdeu, às vezes até uma masculinidade duvidosa, ou uma razão feminina; chorar da mesma forma é chorar, e acabou-se ou se acaba tudo num festival de lágrimas quando secam! Entretanto ser feliz é tudo que o homem quer, ainda que a sua felicidade custe a infelicidade dos outros, mesmo sem medida nem parâmetro, sequer registro do sabor da felicidade que procura que dirá a sua substância, que dirá a cor! Sequer qualquer imagem, por mais remota ninguém tem da felicidade! Por exemplo, se aqueles sorrisos ditos de manchete não significam felicidade, o que será então que a representa? Sendo a salvação, essa que eles nos prometem, não haveremos de querer salvar-nos, porque chorar e perder enraizou-se tão profundamente em nós que viver eternamente num paraíso seria terrivelmente tedioso! Não seria possível viver com tamanha felicidade onde nada mais necessitássemos das coisas que eventualmente podemos perder e nos causa dor para confrontar com a alegria! Como então viver sem ganhar, para depois perder essas coisas? Não, há aqui muitas coisas criadas artificialmente pelo tempo, e dentre muitas causas e efeitos e coisas, uma delas é certamente o tique taque do relógio de parede já sem cuco, que no paraíso não teremos; e também o pulso do relógio de pulso, já sem tique taque algum. De modo que, se alguém deve ser responsabilizado por estas perdas aqui e também no paraíso, não pode ser “o tique taque que marca o tempo das perdas”. O melhor e mais justo é responsabilizar o tempo, inocentando o relógio. Mas se ao contrário de punir devêssemos homenagear alguma coisa, seriam os cucos que as suas vidas ofereceram a favor dos relógios. E estes sim, os relógios sim, que depois de inventados impuseram tremendo castigo ao tempo condenando-o ao ritmo quaternário, do compasso, que o prendeu às horas escravizadas nos ponteiros de brincadeira analógica ao digital. Mas contando sem parar no tique taque, com ou sem som, lá no fundo, “lá no fundo mesmo não há culpados; e se os houvesse não seriam os relógios nem os tiques taques”, nem o tempo nem os cucos. Os homens talvez sim, que os criaram e impuseram ao tempo um ritmo; mas o fator tempo que envelhece porque passa ininterruptamente caminhando, dá a vida sim, mas em contrapartida e por castigo supremo, dá-lhe também a morte. (Cavaleiro).

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