segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O NAVEGANTE

Hiram Reis e Silva, Bagé, RS, 17 de setembro de 2012.

A Vida do Viajante
(Luiz Gonzaga)
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.
Uma Travessia de Aprendizado
(veja abaixo)
  Uma travessia. Uma aventura. Não sabemos bem. Talvez apenas um homem comum tentando entender aquilo que é humano, mas tão doloroso. Talvez uma perda tentando se transformar em vida. Quem sabe um encontro consigo, com seu passado. Quem sabe uma tentativa de reunir forças para seguir uma viagem solitária muito mais difícil que o solitário Desafio contra o Rio-mar. (Professora Silvana Pineda)
Prestando a atenção na letra de “A Vida do Viajante” do grande Luiz Gonzaga identifiquei-me plenamente com ela. Engarupado na anca da história me vi, no futuro, contando histórias e causos das gentes e das coisas que conheci nas minhas longas navegadas pela infindável Amazônia Brasileira. Tenho sido um humilde aprendiz daquela gente simples de minha amada Hiléia, fui brindado em cada canto com um conto, os amigos ribeirinhos me presentearam com sua generosa hospitalidade, as pessoas mais humildes foram sempre muito mais pródigas que os mais afortunados. Fui cativando e sendo cativado pelos Povos da Floresta ao longo da jornada. Guardarei eternamente a lembrança dos amigos que me acolheram no aconchego de seus lares ou de suas Comunidades e me incentivaram na minha desafiadora saga.
Guardo comigo, com muito carinho, a sabedoria das barrancas dos imensos caudais, repassada pelos extrativistas, pescadores, pequenos agricultores e pecuaristas que aprenderam com os ancestrais, os Rios e a Floresta a lidar com a natureza e aprenderam não a subjugá-la mas com ela conviver respeitando-a e preservando-a.
Pesquisador 
Alguns leitores, depois de lerem meus livros ou meus artigos, me perguntam por que reproduzo, na íntegra, alguns textos de outros autores. Respondo, sem falsa modéstia – “não tenho a pretensão de me considerar um historiador, mas um simples pesquisador, um abnegado garimpeiro da história que encontrando pérolas raras de autores antigos se acha na obrigação de reapresentá-las às novas gerações”. 
Assim elas terão a oportunidade, além de conhecer seus escritos, valorizar e reverenciar os historiadores, antropologistas, viajantes, pesquisadores, escritores e naturalistas pretéritos que não estavam absolutamente atrelados a sectarismos ideológicos que tanto comprometem, nos dias de hoje, o estudo dos fatos passados.
Descendo o Rio Negro
No “Rio Negro”, cuja jornada dediquei a Rondon, reproduzi as melhores passagens da vida do Marechal da Paz escritas por Esther de Viveiros no “Rondon Conta Sua vida”, por Candice Millard – “O Rio da Dúvida”, pelo Major Amílcar Botelho de Magalhães – “Impressões da Comissão Rondon”, por Gastão Luís Cruls – “A Amazônia que eu vi”, por Edilberto Coutinho – “Rondon o Civilizador da Última Fronteira” e pelo escritor Ruy Castro – “Roquette-Pinto: O Homem Multidão”. 
Descendo o Rio Amazonas I
Na saga do “Rio Amazonas I”, reportei as praticamente desconhecidas páginas da Batalha Naval de Itacoatiara relatadas em forma de romance histórico por Ildefonso Guimarães em “Os Dias Recurvos: Anatomia de uma Rebelião”, a viagem pelo rio Cuminá de Cruls e Rondon contada por  Gastão Luís Cruls – “A Amazônia que eu vi”, reproduzi a obra rara do Padre Nicolino José Rodrigues de Souza intitulada “Diário das Três Viagens (1877–1878–1882) ao Rio Cuminá” e a saga de Ford na Amazônia contada por Greg Grandim – “Fordlândia: Ascensão e Queda da Cidade Esquecida de Henry Ford na Selva”.
Descendo o Rio Madeira 
Na descida do “Rio Madeira”, encantei-me com “A Bandeira de Francisco de Mello Palheta ao Madeira”, de autor desconhecido, reportada por J. Capistrano Abreu, com a Viagem da Real Escolta de José Gonçalves da Fonseca – “Notícia da Situação do Mato Grosso e Cuiabá. Estado de umas e Outras Minas e Novos Descobrimentos de Ouro e Diamantes”, com a “Viagem ao Redor do Brasil, 1875 – 1878”, de João Severiano Fonseca e “A Ferrovia do Diabo”, de, Manoel Rodrigues Ferreira.
De Olhos no Futuro sem Jamais Olvidar o Passado
Escrevo meus livros apenas para aqueles que são capazes de valorizar nosso passado e acreditam que apenas um povo que cultua sua história e seus heróis pretéritos pode almejar um futuro alvissareiro. Os alicerces de uma Nação foram edificados solidamente pelas gerações passadas e devem ser diuturnamente conservados e guardados pelas futuras.
Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) – Colégio Militar de Porto Alegre. Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB - RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Nenhum comentário: