sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A "MARVADA"

Por Hélio Garcia-prosa e política

Algum dos nossos leitores duvida que socialista tem uma forte inclinação em apreciar sobremaneira os “espíritos” fortes? A História está recheada de exemplos. Se tivesse alguma dúvida, pode abandoná-la, pois o Brasil pretende apresentar a prova final do que eu disse.
Acaba de ser aprovado pela comissão de assuntos sociais do senado, no dia 12 de Setembro, projeto de lei proposto pelo senador eduardo lopes, do prb do rio de janeiro, modificando uma das poucas coisas boas que a clt consolidação das leis trabalhistas fornecia aos empregadores, a possibilidade de demitir por justa causa a embriagues habitual ou em serviço. Segue agora para a comissão de constituição e justiça para votação, antes de ser remetido à câmara dos deputados. Querendo ser mais realista que o rei, o senador rodrigo rollemberg, do psb do distrito federa, relator do projeto, afirma que o alcoolismo é doença e não um desvio de caráter. Disse ainda ser impensável que a legislação brasileira se mostre insensível à necessidade de atuar como coadjuvante no processo de cura daquele que luta contra uma doença incapacitante. Pois é, fazer festa com o pau dos outros é coisa que eles adoram. Então agora o empregador é obrigado a manter funcionário cachaceiro. “Eita ferro!”
A justificativa do excelso parlamentar é supimpa! Diz que a OMS – Organização Mundial da Saúde e os nossos notáveis juízes reconhecem que ao trabalhador (?) dependente de álcool não se aplica a demissão por justa causa, que essa demissão sumária agrava ainda mais a “baixa estima” do dependente. Tem todo o sentido. O dinheiro não é deles, mesmo. O empregador que se lasque. E isso entra no tal do “Custo Brasil”.
É a mesma coisa que fizeram quando decidiram dar aposentadoria aos trabalhadores rurais que nunca contribuíram ao caixa da previdência. Não que não merecessem mas, o dinheiro para isso deveria sair da verba de assistência social do tesouro, e não do caixa da previdência, até que se completasse 35 anos da instituição dessa benfeitoria. Aí eles vem diminuindo o pagamento dos aposentados que cumpriram as regras porque dizem que a previdência está falida.
Este país é mesmo uma merda! É como eu disse acima, distribuir dinheiro dos outros é muito fácil…
NB: As minúsculas são propositais.

Nenhum comentário: