domingo, 9 de setembro de 2012

HOJE NA HISTÓRIA: EM 9 DE SETEMBRO DE 1956 , ELVIS PRESLEY SE APRESENTAVA PELA PRIMEIRA VEZ NA TV

Personalidade clássica do rock and roll, Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo, Mississipi (Estados Unidos). É considerado por muitos o pai deste ritmo musical e por outros tantos como o "Rei do Rock".

Seu trabalho recebeu forte influência do soul e do blues, ritmos constantemente escutados por ele na adolescência. É um dos artistas que mais venderam discos até hoje, com cerca de 400 milhões de cópias.
A música entrou na vida de Elvis ainda na infância, através das canções gospel que costumava ouvir nas celebrações religiosas. Ainda na adolescência compôs as primeiras músicas e aprendeu a tocar guitarra, vencendo um concurso de jovens talentos.
A família vivia sérios problemas financeiros e, para ajudar os pais, Elvis passou a trabalhar como caminhoneiro, assim que terminou o curso secundário, deixando a música de lado por um tempo. O que reacendeu a chama musical foi a gravação de um disco, presente de aniversário para sua mãe.
O dono do selo musical Sun Records, Sam Phillips, ouviu a gravação e convidou Elvis para trabalhar com ele. Em 1954, o cantor gravava seus primeiros singles “Take” e “Blue Moon of Kentucky”. As músicas viraram um estrondoso sucesso e garantiram a Elvis o primeiro show, realizado no mesmo ano.
A partir de então, Elvis começa a ser conhecido internacionalmente, não só pelas canções, mas principalmente pelo jeito irreverente. Na época, as apresentações do cantor eram consideradas ofensivas e eróticas, remetiam à rebeldia, traziam movimentos ousados que poderiam causar lesões na coluna vertebral.
Em 9 de setembro de 1956 ele se apresenta pela primeira vez na televisão, no “Steve Allen Show”. Suas características fizeram os jovens se identificar de imediato com ele. Elvis sofria com preconceito tanto da sociedade quanto dos outros artistas do Soul, gênero no qual os negros predominavam e que era constantemente presente nas apresentações do cantor.
Nos anos seguintes, Elvis lança diversos discos de sucesso e filmes de grande bilheteria, como “Love me Tender” (1956), “Loving You” (1957), “Jailhouse Rock” (1957) e “King Creole” (1958). No mesmo ano, afasta-se do meio musical para servir ao Exército. Na volta, é aclamado ao se apresentar no programa televisivo de Frank Sinatra.
A aparição de Elvis em um especial para um programa de TV, em 1968, consagra a volta do cantor aos palcos.
Nos anos seguintes, Elvis perde a mãe e enfrenta o divórcio, o que influenciou seu comportamento nos palcos. Em 1973, mais um show é realizado no Havaí, desta vez transmitido via satélite para 1 bilhão de pessoas, mais um recorde obtido pelo cantor.
Nesta altura da carreira, Elvis mostrava-se doentio, tomava remédios muito fortes e exibia um corpo mais robusto, devido à cortisona. O show do dia 26 de junho de 1977 foi a última apresentação de Elvis Presley.
Menos de dois meses depois, no dia 16 de agosto, o cantor falece aos 42 anos, por ataque cardíaco provocado pelo uso excessivo de fortes medicamentos, ante a comoção e o desespero de milhões de fãs.
Uma tentativa de roubo do corpo de Elvis Presley obriga seu pai a enterrá-lo no jardim da mansão em que ele morava. Até hoje, o túmulo recebe a visita de dezenas de milhares de saudosistas todos os anos.(Opera Mundi)
Elvis Aaron Presley (East Tupelo, 8 de janeiro de 1935 — Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.
Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rock´n´roll.

Nenhum comentário: