sexta-feira, 14 de setembro de 2012

RIOBALDO E A RELIGIÃO

A opinião de Riobaldo sobre religião, conforme a obra-prima da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Hem? Hem? O que mais penso, testo e explico: todo mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara loucura. No geral. Isso é que é a salvação da alma… Muita religião, seu moço! Eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio… Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. (...) Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Estremeço. Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. (...) Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim dá certo. Mas, se não tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa nenhuma! Porque existe dor. E a vida do homem está presa encantoada - erra rumo, dá em aleijões como esses, dos meninos sem pernas e braços. Acho que o espírito da gente é cavalo que escolhe estrada: quando ruma para tristeza e morte, vai não vendo o que é bonito e bom.
(Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, Ed. Nova Fronteira, 2001, p. 32)
 \\\|||<><>O<><>|||///
João Guimarães Rosa, conhecido como Guimarães Rosa, nasceu no dia 27 de junho de 1908 em Cordisburgo. Foi um dos maiores escritores brasileiros, sendo também médico e diplomata. Ficou conhecido por seus contos e romances, quase todos passados no sertão brasileiro, sendo a característica principal de Guimarães Rosa. Usava linguagens inovadas, com falares populares e regionais, com invenções e intervenções sintáticas, fato que também caracterizada muito suas obras. Era o primeiro de sete filhos de Seu Fulô (Florduardo Pinto Rosa) e Dona Chiquitinha (Francisca Guimarães). Era autodidata e quando tinha por volta dos 6 anos já iniciou o estudo de diversos idiomas, começando pelo francês. Faleceu no dia 19 de novembro de 1967, deixando diversas obras, frases, poemas e livros para a população brasileira. Sua biografia é divina e conta a história de um menino sofrido e muito inteligente.

Nenhum comentário: