terça-feira, 4 de setembro de 2012

MICHELANGELO O MAIOR PINTOR DE FRESCOS DO MUNDO

FRESCO ou AFRESCO é um nome dado a uma obra pintada sobre uma parede com base de gesso ou argamassa, e frequentemente é chamado de mural

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Nasceu em Caprese, a 6 de Março de 1475 e Faleceu em Roma, a 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Michelangelo foi o segundo filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri Buonarroti. Em sua certidão de batismo seu nome consta de duas formas, Michelagnelo e Michelagnolo Buonaroti; aparece na biografia de Vasari como Michelagnolo Bonarroti e na de Condivi como Michelagnolo Buonarroti; quando jovem assinava como Michelagniolo. Essas primeiras biografias foram escritas quando ele ainda vivia e sua fama estava no auge.
De 1508 a 1512 pinta o teto da Capela Sistina, no Vaticano, com cenas do Velho Testamento. Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, projeta a enorme cúpula da Basílica de São Pedro. Já no fim da vida se dedica principalmente à arquitetura. (Veja mais em Wikipédia). 
“A Criação de Adão”, célebre pintura que Michelangelo fez no teto da Capela Sistina

A criação do Sol, pintada por Michelangelo na Capela Sistina
Embriaguez de Noé, Capela Sistina, 1508-10
Profeta Isaías, Capela Sistina, 1508-10

















Adão e Eva
Profeta Joel, Capela Sistina, 1508-10
Obra-prima de Michelangelo em mármore de Carrara esculpido, a Pietá, representa o corpo de Cristo
nos braços de sua mãe apenas depois que ele foi
retirado da cruz

Nenhum comentário: