segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TUCA, UMA ARTISTA ESQUECIDA

Por Luiz Antonio Domingues in Orra Meu!

No Brasil existe um triste paradigma, difícil de ser rompido. 
Trata-se do histórico descaso com a sua memória, em todas as áreas e no campo das artes, isso promove uma série de injustiças que espero um dia sejam devidamente revistas.
Se artistas de grande relevância caem no esquecimento eterno rapidamente, o que dizer então de outros mais obscuros que nunca alcançaram grande projeção, a despeito de seu inegável talento ? 
É o caso da cantora/compositora e musicista, Tuca, por exemplo.
Valenza Zagni da Silva nasceu em São Paulo, capital, a 17 de outubro de 1944. Apelidada de "Tuca", formou-se em música erudita no conservatório paulista em 1957. 
Posteriormente ingressando na FAU da USP, integrou-se ao grupo de música da faculdade.
Em 1962, teve pela primeira vez uma composição sua gravada, no disco da cantora Ana Lucia.
Logo a seguir, Tuca aventurou-se a cantar suas próprias canções e sua primeira apresentação na TV, foi no programa "Primeira audição", na TV Record de São Paulo.
Dali em diante, Tuca foi aparecendo nos festivais da MPB que as TV's faziam costumeiramente na década de sessenta. Participou por exemplo dos Festivais da TV Excelsior, TV Rio e TV Globo.
Foto Histórica da MPB-Esta foto foi tirada há 47 anos, em 1965. A foto foi tirada na casa de Vinícius de Moraes.
Veja abaixo a relação de quem aparece na foto (22-Tuca).
Lançou seu primeiro LP em 1968, chamado "Eu, Tuca", pela gravadora Chantcler.
Causou espanto ao misturar orquestrações sofisticadas com teor erudito, à violas caipiras de música de raiz.
Descontente com a falta de alavancagem na carreira e também pelos ventos tenebrosos da ditadura em voga no Brasil, em 1969 fixou residência em Paris, onde morou por cinco anos.
Voltando ao Brasil, lançou em 1975 o LP : "Drácula, I Love You".
Tuca era uma compositora e cantora sui generis, que gostava de ousar, fazendo uma música aberta e muito cosmopolita.
Ela faleceu em São Paulo a 08 de maio de 1978, vítima de uma parada cardíaca decorrente dos efeitos de sucessivos tratamentos de emagrecimento mal sucedidos.
Tinha apenas 34 anos de idade e muito o que contribuir à MPB, com sua capacidade criativa.
E entrou lamentavelmente assim para o rol de talentos que a falta de memória brasileira costuma condenar ao esquecimento.

Texto de Luiz Antonio Domingues (músico das bandas PEDRA,Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada, Kim Kelh e os Kurandeiros). 

GIRL - TUCA
TUCA – SERENATA
Cantora, Compositora, Violonista e Sensacional. Sabe-se lá por que seu nome foi apagado da História da Música Brasileira, mas graças a colecionadores, curiosos e internet seu trabalho voltou a ser divulgado e seus discos podem ser encontrados na rede. Lançou apenas três Lps e alguns compactos na França e Itália, dados como raríssimos. Produziu o melhor disco da cantora Françoise Hardy “La Question”. Acompanhou Nara Leão com seu violão no disco "10 Anos depois" gravado na França. Depois de anos exilada na França ao voltar para o Brasil lançou um disco vanguardista pela Som Livre, produziu alguns especiais de televisão na Bandeirantes, lançou uma música na novela Espigão. A sexualidade e sua condição feminina sempre estiveram presentes em sua música seja em cantar ou nas letras .
Morreu muito nova, vítima de ataque cardíaco causado por um rigoroso regime e uso constante de remédios para emagrecer .
Faça download clicando no link abaixo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive o prazer de tocar com ela quando eu tinha 12 anos, a mãe dela era muito amiga da minha avó e as vezes passavamos a tarde juntos .. era uma pessoa muito interessante e uma capacidade musical vanguardista demais. adorei o post do blog. Obrigado abraços
Rhonaldo Blotta