segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CAPITÃO AMÉRICA

Nome: Steve Rogers/Capitão América

Categoria: Herói
Idade: Nascido em 1917 morto em 2007 - 90 anos[?]
 Criado por Joe Simon e Jack Kirby o Capitão América foi um dos muitos heróis criados para exaltar o patriotismo americano.
Ele surgiu no período da 2° Guerra Mundial e seu nobre e principal objetivo era derrotar nazistas. Caiu em ostracismo com o fim da guerra.
Steve Rogers. Essa era a verdadeira identidade do Capitão América.
Um rapaz magro e fraco que desejava de qualquer forma ajudar na guerra. Por causa de sua saúde fraca Steve só pode servir de voluntário para um experimento militar que visava aumentar as habilidades físicas através de um soro especial e radiação o “Projeto Supersoldado”.
O experimento é bem sucedido e Steve Rogers se torna o primeiro supersoldado americano. Por causa de um ataque de um agente nazista infiltrado o cientista que criou a formula é morto e esta se perde para sempre fazendo de Steve o único a usá-la.
Após receber o treinamento, aprender a usar suas novas habilidades, as mesmas de um humano só que muito ampliadas, receber sua única arma, o escudo feito de adamantium e vibranium que é indestrutível e absorve tudo que o atinge, e vestir seu uniforme Steve Rogers se torna então o Capitão América.
Nos HQs o Capitão América não foi sempre Steve Rogers.
Há uma complexa cronologia que acompanha o personagem. De acordo com os as publicações Steve Rogers desaparece no mar pouco antes do fim da guerra entrando num estado de animação suspensa. Depois disso conta-se que houveram quatro homens que vestiram o uniforme de Capitão América. E ainda um que teria vestido o manto antes de Steve Rogers. Outros dois teriam vestido o uniforme do herói quando este foi proibido pelo governo de atuar com o manto.
Joe Simon e Jack Kirby
Nisto temos um total de sete versões do Capitão América, mas como Steve Rogers o vestiu por mais tempo é considerado o original sendo os outros “quebra-galhos” para quando a história do herói o levasse para outros caminhos.
Nas telas o herói foi representado algumas vezes.
Em 1944 houve o seriado Captian America que foi baseado nos HQs e teve 15 capítulos que variavam de 15 á 25 minutos. Mais tarde, em 1953, o seriado foi relançado com o título Return of Captian América e teve ótimas críticas.
Em 1966 foi feita uma série animada que reaproveitava os desenhos dos HQs e foi exibida no Brasil em três ocasiões. Em 67, em 75 na TV Tupi e em 82 com abertura e dublagem original em programas muito conhecidos na época, o Clube do Capitão Aza e o Pullman Júnior.
Em 1979 dois longas foram produzidos. Neles o herói é um ator que busca vingança pelo assassinato de seu pai.
Em 1990 foi produzido um filme que conta a origem certa do Capitão América mas nele o herói fica congelado no Alasca até os anos 90 e volta para derrotar seu arqui-inimigo, o Caveira Vermelha.
Agora temos a produção de 2011 que promete contar a história original do herói e é muito aguardada pelos fãs.
O Capitão América é uma figura bem complexa. Ele faz bem o estilo do soldado desiludido.
Ao se alistar no exército e tornar-se um herói-soldado ele se torna um exemplo de patriotismo e heroísmo. Muitos anos mais tarde quando retorna de seu estado de animação suspensa nosso herói vê um mundo diferente do que ele havia conhecido. Tenta se dedicar á vida civil mas tem dificuldades, é traído pelo governo que serviu e se vê obsoleto num mundo que não quer mais os heróis como antigamente.
Na saga Guerra Civil dos HQs ele faz o que um soldado faz de melhor, luta por sua liberdade e é caçado por isso e visto como um vilão pelas pessoas que sempre se dedicou a proteger e por muitos de seus amigos. Isto desencadeia uma crise ideológica em Steve. Ele se questiona, não sabe mais o que significa ser um herói. Em sua última batalha na Guerra Civil Steve se rende por perceber que suas ações levaram a uma enorme destruição e as percebe que as pessoas não confiam mais nos heróis. Ele se rende para impedir mais mortes.
Ao ser levado para seu julgamento Steve Rogers é morto.
Ainda vestindo o manto de Capitão América ele é baleado duas vezes ás portas do Capitólio e é declarado morto á caminho do hospital.(Falando Sobre...)
<><><>ooo\\\|||///ooo<><><>
Joe Simon, nascido em 11 de outubro de 1913 em Rochester (Nova York) faleceu a 14 de dezembro de 2011.
Jack Kirby nasceu em Nova Iorque a 28 de agosto de 1917 e faleceu em Thousand Oaks, Califórnia a 6 de fevereiro de 1994, foi um dos mais influentes, reconhecidos e prolíficos artistas de história em quadrinhos de todos os tempos.

Nenhum comentário: