quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DIA DA SERESTA

Criado na cidade brasileira de Diamantina-MG, para marcar a data do nascimento do médico, militar e político brasileiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, 12/09/1902 e que gostava muito desse gênero musical, foi o 21º presidente do Brasil

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi um dos maiores presidentes da história do Brasil. Nasceu em 12 de setembro de 1902, na cidade de Diamantina, Minas Gerais. Faleceu em 22 de agosto de 1976, em São Paulo.
Catulo ganhou fama e dinheiro, mas sua fortuna foi a paixão popular
O presidente pede silêncio aos convidados. Não quer perder um só verso do poeta e cantor, que o povo adora. Presidente: Nilo Peçanha. Cantor: Catulo da Paixão Cearense. Estamos na primeira década do século 20 e Catulo conseguiu o impossível: levar o violão, instrumento "de malandro", para o salão-mor das elites, o Palácio do Catete.
Catulo nasceu em São Luís do Maranhão a 8 de outubro de 1863. Menino, muda para o sertão do Ceará, que o marca profundamente e seria tema principal de sua obra. Aos 17 anos, segue para o Rio. Funda um colégio no bairro da Piedade e leciona línguas.
Flautista e violonista, torna-se conhecido pelos recitais e serestas. Suas poesias com cheiro de terra falam dos amores e infortúnios de nossa gente dos sertões. Mário Pinheiro, Eduardo das Neves, Cadete, Vicente Celestino e outros cantores gravam suas modinhas e seus versos espalham-se pelo país.
Pôs letras em canções do parceiro João Pernambuco, sucessos como Caboca di Caxangá e a imortal Luar do Sertão.
Conversador, capaz de tomar litros de cerveja sem se alterar, Catulo recebia visitas de pijama e chinelo. Quando a calvície ameaçou, antecipou-se: raspou a cabeça. Fazia barba e cabelo em si mesmo, sem ajuda de espelho.
Ganhou fama e dinheiro, mas morreu pobre, em 1946. Tinha cedido seus direitos autorais a um amigo. A fortuna de Catulo foi a paixão popular.(Almanaque Brasil)
                                                  |||\\\<><><>///||| 
Catulo da Paixão Cearense (São Luís do Maranhão, 8 de outubro de 1863 — Rio de Janeiro, 10 de maio de 1946) foi um poeta, músico e compositor brasileiro. A data de nascimento foi por muito tempo considerado dia 31 de janeiro de 1866, pois a data original foi modificada para que Catullo pudesse ser nomeado ao serviço público.
Filho de Amâncio José Paixão Cearense (natural do Ceará) e Maria Celestina Braga (natural do Maranhão).

Nenhum comentário: