terça-feira, 20 de setembro de 2011

ODE AOS TROVADORES, GINETES DOS VERSOS

Hiram Reis e Silva, Arambaré, RS, 20 de setembro de 2011

Entre o Rio e o Mar

Descendo o Solimões

Digo às Nações

Que não vão explorar

A Floresta desmatar.

Livre da mão estrangeira

Amazônia hospitaleira

Riqueza em nossa mata

O Brasil retrata

É a Amazônia Brasileira.

(Vitor Hugo Vieira)

Conheci o Trovador Vitor Hugo, o “Vitinho”, na caserna quando era praça do então, Centro de Informática N° 3. Vinte anos passados nossa amizade se fortaleceu alicerçada na sinceridade e no respeito mútuo. Tenho acompanhado passo a passo a trajetória de sucesso pelos galpões e invernadas de nossa querência desse guasca que tem enfrentado com galhardia os desafios que a vida lhe reserva fora dos palcos sem jamais dobrar a espinha. O Vieira, este era seu “nome de guerra” no quartel, chegou a iniciar o Curso de História na FAPA e enredou muito mestre com sua lógica e conhecimento. Infelizmente, não pode dar continuidade à sua formação e o Rio Grande do Sul perdeu um historiador, mas ganhou, definitivamente, um grande e seguramente o maior Trovador da atualidade. O Vieira é natural de Porto Alegre, tem 43 anos e trova a 20.

Homenageando o Trovador Vitor Hugo nesta Semana Farroupilha reverenciamos a cultura e a tradição que permeia célere, como o vento minuano, que canta e geme pelos pampas infindos e que se manifesta nos corações e mentes da gente gaúcha de todas as querências e de todos os tempos.

- Vídeos do Trovador

http://www.youtube.com/watch?v=ZfH_swSf5e4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3xdMgt_QtWE

- Currículo do Trovador

* Trovador Oficial do MTG há mais de cinco anos;

* Dois discos de ouro (2010, 2011) pela gravadora Sangue Novo tornando-se o maior sucesso de vendas em apenas dois anos da gravadora;

* Hexacampeão do Desafio de trovadores de Cacequi, o maior Festival de trovas do estado;

* Trovador preferido do Mestre João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes;

* Já trovou na rede Globo em Rede Nacional, no Programa Ana Maria Braga, na RBSTV, Rede Record, Zero Hora e Correio do Povo;

* Há cinco anos é contratado para trovar na PETROBRAS;

* Em março, deste ano, foi o vencedor do desafio de trovas na cidade de Mata;

* Recebeu das mãos do Presidente da Câmara de Sapucaia do Sul a maior premiação de trova no Município;

* Recebe inúmeros patrocinadores pra seu terceiro CD.

* Realiza trabalhos voluntários em Porto Alegre;

* Único trovador que tem duas comendas “João de Barro”, a segunda maior condecoração do MTG;

* É o trovador que mais fez shows no Estado;

* É maratonista tendo participado de sete corridas da São Silvestre em São Paulo.

- Pinhal da Serra e Esmeralda

Fonte: Trovador Vitor Hugo

Antes aconteceu uma tertúlia, mas atração maior foi o trovador que lotou o lonão, não arredaram o pé. O trovador entrou com tudo no palco e começou a fazer versos encantando a todos, arrancou aplausos, todo mundo quieto esperando o que o trovador iria dizer na outra trova, muito humorismo no show do trovador, ninguém foi embora, foi meia hora de trova, depois teve o baile, mas ai o povão foi embora queriam mesmo era ver o trovador que era só elogios para o dono da festa.

- Churrascaria Vento Negro

Fonte: Trovador Vitor Hugo

O evento aconteceu na Churrascaria Vento Negro em Viamão na parada 41 com a presença do Vice Governador e a presença de partidários do PSB. O trovador foi contratado para um show de trovas, estavam presentes o Prefeito de Viamão Alex Boscaini, Deputados... Umas 600 pessoas, Geraldinho lançou sua candidatura a Prefeito da cidade, teve inúmeros discursos coisa de político não é? Bem aí aconteceu o inesperado foi a vez do trovador.

Todos tinham discursado, e quando chegou a vez do trovador o microfone falhou, e o “Playback” que faz o fundo musical da trova também, aí alguém mandou fazer só no gogó, eu disse que ficava ruim, outro disse que quem é bom faz de qualquer jeito. Bem então se reuniu a cúpula do Partido e aí mandei ver só pra o Vice foram oito versos. Quem estava nas mesas próximas se levantou e veio ver e foram mais versos, os presentes iam pedindo versos, os comentários eram vários, perguntavam umas para outras de onde era este trovador, sem som sem gaita sem viola sem nada o trovador foi super aplaudido. O verso que conquistou o Beto Grill foi este:

Pessoal do PSB

É o melhor do Brasil

Se fosse te dá uma nota

Eu te dava nota mil

Vou filiar a minha tia

E meu compadre Gil

Vou falar p’ra o senhor

Tarso é governador

Mas eu prefiro é Beto Grill

- Parque Harmonia

Fonte: Trovador Vitor Hugo

O trovador trovou para oftalmos, gastros, clínicos e cirurgiões e encantou a todos, o trovador mostrou que conhece a área médica. Fez trova falando do nome dos médicos suas especialidades e o que cada área fazia e até receita médica e medicamentos. Os versos mais engraçado foram para o clínico geral e o traumatologista, foi super aplaudido e ali vendeu um monte de CDS. Os médicos tiraram fotos com o trovador.

– Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar (IDMM); Vice Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB); Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br - Blog: http://desafiandooriomar.blogspot.com

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: