quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SALSA (Petroselinum)

Variedades cultivadas: P. latifolium (de folha larga); P. crispum (de folha recortada) e P. tuberosum (de grande raiz).
Originária do Sul da Europa (Região Mediterrânea) é a erva mais consumida no continente Europeu, mas usada em várias gastronomias típicas de muitas regiões do Mundo, também com alguns usos medicinais curiosos e não negligenciáveis.

Botânica: Reino Planta; Divisão Magnoliophyta = Spermatophyta (formação de sementes); Subdivisão Angiospérmica (semente protegida pelo fruto); Classe Magnoliotae = Dicotiledóneas (contêm dois cotilénodes); Subclasse Rosidae (inclui todos os frutos e vegetais); Ordem Apiale = Araliales; Família Apiaceae = Umbelíferas; Género Petroselinum; Espécie Petroselinum spp.

História:
Os gregos antigos já usavam a salsa para coroar os vencedores de jogo, para decorar canteiros e com fins medicinais. Petroselinum vem do grego ”Petroselinon”; Petros que significa pedra e Selinum que significa Aipo (Celery). A origem do nome talvez tenha a ver com a ocupação de locais como rochas e terrenos calcários junto às costas... ”Em Odisseia a erva aparece a decorar as costas da Ilha Ogysia a casa da linda nympha Kalypso... canteiros cheios de violetas e salsa selvagem!”. Foram os romanos os primeiros a consumi-la como alimento. Em banquetes era oferecida aos convidados para prevenir intoxicações.

Constituintes:
Rica em vitaminas, nomeadamente vit. A, vit. C, vit. B1, vit. B2, vit. D e muitos minerais. Do seu óleo essencial isolam-se vários componentes com propriedades medicinais, mas de uso cauteloso pela sua toxicidade no seu estado puro:
- Myristicina (um benzeno) existe especialmente nos frutos, em grandes doses é neurotóxica, alucinogénica e inseticida;
- Apiol está registrada na farmacopeia Europeia e comprova-se a sua eficácia na malária e seus problemas associados é emenagoga (estimula a menstruação) estimula os rins, mas em altas doses é tóxica provocando alterações renais e hepáticas, ou irritações da pele.
- Limoneno.
- 1, 3,8-p-menthatriene.
- mono e sesquiterpenos.
Sendo a salsa totalmente segura nas doses habituais do seu uso culinário em quantidades excessivas ou como óleo essencial pode ser tóxica.

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa (eliminação de gases), Diurética, Depurativa, Emenagoga (promove a menstruação), Antiinflamatória, Anticaspa. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias, espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.

Algumas formas medicinais descritas:

- As raízes, comidas como nabos, têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque ativam o aparelho urinário. Sendo diurético será bom para prevenir pedras renais (litíase) e cistites. As sementes também podem ser usadas em doses moderadas. As folhas não têm efeitos diuréticos.
- Uma infusão de raízes e sementes pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;
- Laxativo suave;
- Anemias e convalescenças;
- Para infecções oculares;
- Um algodão embebido em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
- A infusão das folhas parece prevenir a queda de cabelo e caspa;
- O sumo na pele é bom repelente de insetos e alivia a dor das picadas e mordeduras;
- Diz-se que folhas, guardadas, junto ao peito duma mulher a amamentar o fluxo do leite cessa;
- Mascada, é um método clássico, para eliminar o odor do alho ou mascarar o hálito do álcool.

Usos Culinários:
A salsa é indispensável na preparação de saladas, molhos, temperos, carne, peixe ou sopas. As suas sementes podem ser usadas em curry, pastas e salsichas e tem aparecido em pratos de lentilhas com efeitos curiosos. Porque os seus aromas não suportam calor prolongado, as folhas da salsa não devem ser cozinhadas se pretender distinguir a sua fragrância. A raiz da salsa pode ser comida como legume, cozinhada na sopa, aumentando o seu sabor. A salsa aparece na Ásia em diversos pratos, nomeadamente ”Hummus” que é um purê de grão aromatizado com salsa e sementes de sésamo.

SANTA SALSINHA

Mais uma vez a sabedoria popular se comprovou. A salsa (ou salsinha), o tempero mais comum da culinária brasileira junto com a cebolinha - formando o cheiro verde - tem, realmente, propriedades medicinais, comprovadas cientificamente.

O farmacêutico Douglas Chaves do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que a salsa, além de diurética, afina o sangue. É isso mesmo: ela pode combater um dos males mais comuns da humanidade que são as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.

Os componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. Além disso, há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural!
A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g). Isso é três vezes mais que a laranja.


A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g), sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.

RIM

Chá de Salsinha: limpe seus rins por menos de R$ 1,00...!

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo. Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsas e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina. Você vai notar a diferença!

SANTA SALSINHA

O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia. As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.

Faça bom proveito!

É bom para a saúde e bom para o bolso também!

Fonte: Biorege - Tide Monteiro.

Nenhum comentário: