quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TRAVESSIA DA LAGUNA DOS PATOS - MARGEM OCIDENTAL -PREPARATIVOS

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 08 de setembro de 2011

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
(Fernando Pessoa - Navegar é Preciso)

- Navigare necesse; vivere non est necesse

A frase “Navigare necesse; vivere non est necesse” atribuída a Pompeu, o Grande (106 a 48 a.C.), consta de sua biografia escrita pela pena magistral de Plutarchus na sua “Vitae illustrium virorum – Pompey”. Pompeu incitava seus amedrontados marinheiros a embarcar, partir para a guerra e enfrentar os inúmeros desafios dos mares em suas frágeis naves. Os amantes das águas e os antigos argonautas tem consciência da profunda significação destas palavras. Seu verdadeiro sentido transcende o cotidiano dos mortais comuns, navegar, mais do que viver, é participar da construção da história da humanidade seja pelos feitos, descobertas ou simplesmente pela capacidade de sobrepujar desafios. A alusão atribuída a Pompeu reporta que é necessário que cada um de nós, na esfera de suas atribuições, seja um protagonista e não coadjuvante na história da humanidade.

- Treinamento

“Ama as águas! Não te afastes delas! Aprende o que te ensinam! Ah, sim! Ele queria aprender delas, queria escutar a sua mensagem. Quem entendesse a água e seus arcanos - assim lhe parecia - compreenderia muita coisa ainda, muitos mistérios, todos os mistérios”. (Hermann Hesse - Sidarta)

Embora o inverno pampeano tenha incrementado, com o seu rigor, uma série de dificuldades adicionais às minhas aquáticas jornadas, não me deixei abater mantendo o foco no ciclópico objetivo de navegar de Porto Velho, RO, até Santarém, PA, a partir de 22 de dezembro deste ano.

Encontrei um parceiro fantástico no Professor de Educação Física Hélio Riche Bandeira do Colégio Militar de Porto Alegre. Emprestei a ele um antigo caiaque fabricado pela “KTM”, modelo Anaico, que usei nas provas de águas brancas (descidas de corredeiras e quedas d’água) no Mato Grosso do Sul, final da década de 80. É um caiaque super reforçado, mas que se torna um tanto bandoleiro quando recebe ondas de través. No último fim de semana testamos nossas forças saindo da Raia 1 até a Ilha do Chico Manoel, perfazendo quarenta quilometros de ida e volta sem demonstrarmos cansaço ou perda de rítmo. Foi o último teste que realizamos juntos já que tive que me deslocar para a fronteira para realizar algumas palestras.

- Óbices

O nosso caro amigo Coronel PM Sérgio Pastl, por problemas de saúde com familiar, não poderá nos acompanhar com seu veleiro. A falta deste apoio implicará em um maior esforço no deslocamento já que teremos de carregar todos os apetrechos (barraca, sacos de dormir, roupas, alimentos...) necessários. O peso adicional fará a “linha de flutuação ideal” do caiaque “Cabo Horn da Opium” submergir, exigindo um esforço adicional nas remadas. Mesmo assim mantivemos o planejamento inicial de largar da Praia do Laranjal, em Pelotas, às 5h30, de 17 de setembro, e navegar neste primeiro dia até São Lourenço, um percurso de aproximadamente sessenta quilometros.

Vamos solicitar o apoio de nossos caros amigos da gloriosa Brigada Militar nas vilas e cidades em que essa se fizer presente para que possamos, ao menos, pernoitar em locais abrigados das chuvas e ventos e em segurança.

- Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da “Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS; - na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br); - na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre; - ou pode ainda ser adquirido através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover&dq=hiram+reis+e+silva&hl=pt-BR&ei=O0BcTt_wNart0gGK3PCPAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC4Q6AEwAA#v=onepage&q=hiram%20reis%20e%20silva&f=true

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: