quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JESUS SARADO E DE CALÇA JEANS?

Telas criadas por Ilse Ana Piva Paim para a Igreja Nossa Senhora da Glória-Fotos: Ilse Ana Piva Paim

Durante a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, uma das orações mais rezadas é, certamente, a Via Sacra. Meditar cada passo de Jesus rumo a Sua Imolação por nossa Salvação dá-nos a certeza de que Seu ato foi voluntário e exclusivamente por amor, amor este que obedece a vontade do Pai: que o homem tenha novamente acesso ao Reino dos Céus, perdido pelo pecado de Adão.

Sabemos também que a Cruz, como bem enfatizou São Paulo, é loucura para o mundo. É extremamente difícil para muitos aceitar que um Deus se fez homem, habitou em meio de nós e fez-se vítima por nossos pecados. Se os que conviveram com Ele não creram Nele, não foge do "normal" observar que muitos hoje ainda não creiam.

Porém, àqueles que crêem, vale ressaltar que a fé e o Evangelho são imutáveis. Foi o próprio Cristo quem disse que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Com o advento da Teologia da Libertação, notamos - principalmente no Brasil - um desejo enorme de travestir o Evangelho. Certamente você já observou em sua Paróquia teatros de Natal ou Páscoa totalmente descontextualizado das Escrituras. Poderia ser uma peça sobre qualquer coisa, menos sobre a História Bíblica. Sempre colocam um oprimido aqui, um marginalizado lá, como se Cristo fosse um Socialista ou um Revolucionário. Não. Cristo não era Socialista ou Revolucionário. Cristo É Deus. E as atitudes Divinas não mudam com o passar dos anos. Os anos passam e as pessoas que por eles passam fazem sua história. Mas o tempo para Deus é sempre hoje. Deus não tem hora para dormir, comer, assistir o BBB, fazer tarefa de casa ou coisas do tipo como nós temos. Para Deus é um eterno agora.

Portanto, se Jesus viesse hoje, certamente Ele usaria uma vestimenta tal qual usamos. Se seria calça jeans ou social, eu não sei, mas arrisco-me a dizer que não seria igual ao quadro que a artista plástica Ilse Ana Piva Paim pintou para a Via Sacra na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carazinho, RS. Lendo a matéria, nota-se que o objetivo da artista é uma demonstração do que a Teologia da Libertação quer fazer a todo custo: equiparar Jesus ao Homem. Mas a sublime diferença entre Jesus e o Homem é que Ele é Criador, e nós, criaturas. Com isso, é claro afirmar que jamais seremos como Ele. Ele se fez como nós para nos salvar, mas não nos deu a mesma "sorte" (sermos como Ele). Continuamos ainda na condição de criaturas e continuaremos por toda a eternidade.

A artista ainda afirma, na matéria, que quis colocar os sentimentos da humanidade nos dias atuais. Falou sobre racismo, preconceito, violência, fome, surto da gripe A (???), porém, em nenhum momento, a artista faz alusão ao verdadeiro significado da Via Crucis. Isto é Evangelização? Não. Isto é descaracterizar o Evangelho, o significado do mistério da Imolação, é fazer com que o homem rebaixe seu Deus a mera criatura.

Esta mania artística que tem enveredado nossos dias não se cansa de ridicularizar o Sagrado. Esta necessidade do ser humano em tornar fácil o que não é, (Jesus sempre nos disse que a porta é estreita), acaba por danificar a mensagem proposta por Cristo: carregar a Cruz. Via Sacra é isso: carregar a nossa cruz junto com Cristo. E certamente Jesus, mesmo vivendo nos dias de hoje, não estaria de calça jeans, nem de tênis, nem de nada. Ali não era um desfile de moda, meus irmãos e irmãs. Ali era um caminho rumo ao cumprimento do plano de Deus. Se um artista não consegue pintar isso, pra que fazer idiotice?

O que esperar para a próxima Via Sacra? Jesus de trajes de praia?

Por Deus! Se não há ideias para pintar as telas, não usem Jesus como cobaia. Pintem a si mesmos.

do blog: Fazei o que Ele vos disser

Painéis de Jesus, usando jeans inaugurados em Carazinho-RS, na Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora da Glória no bairro Glória

(Fotos do Blog: Trindade Santa).

Nenhum comentário: