domingo, 25 de setembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É DESIDROSE?

Pouco conhecida, a doença favorece o aparecimento de pequenas bolhas nas palmas das mãos e na região plantar dos pés
Erupção Disidrosiforme

A desidrose, também chamada de pompholyx ou eczema desidrótico, é uma doença de pele onde há o surgimento de pequenas bolhas, também chamada de vesículas, em palmas das mãos e na região plantar dos pés (sola dos pés) ou em ambos. As bolhas que ocorrem na desidrose duram aproximadamente três semanas e causam intensa coceira. Depois desse tempo, as bolhas secam e descascam e podem causar rachaduras na pele que serão dolorosas.
As causas da desidrose ainda não são conhecidas. No entanto, existem fatores que podem desencadear o quadro. Existem pessoas que tem uma alergia a metais, como níquel, presente em bijuterias e em altas quantidades em alguns alimentos como enlatados, feijão, cebolas, milho. Outras doenças de pele, conhecidas como dermatite atópica, infecções dos pés por fungos nos pés ou mesmo estresse emocional ou fatores ambientais como mudança súbita do clima, temperatura muito quente ou fria ou excesso de umidade podem exacerbar o quadro.
O diagnóstico na maioria das vezes pode ser realizado sem dificuldades pelo médico através de um bom exame físico, mas alguns exames podem ser realizados para excluir outras condições, como pesquisa de fungos ou teste para alergia.

O tratamento nos quadros leves pode ser feitos com compressas antissépticas, cremes com corticóides e anti-histamínicos. Outros tratamentos também estão disponíveis, como o uso de toxina botulínica (botox), fototerapia ou pomadas com imunossupressores. Nos pacientes comprovadamente alérgicos é imperativo evitar o contato com o metal que causa alergia. Uma avaliação com seu dermatologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados ao seu caso.


Rubens Pontello Júnior - dermatologista (Londrina)

Fonte: Sua saúde - Folha de Londrina - Imagens da Internet - fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: