sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BETO RICHA APRESENTA AS MELHORES PROPOSTAS

Na APP Sindicato, Beto lembra que nunca agrediu professores, desmonta mentiras e ataques rasteiros e apresenta as melhores propostas.

Respeito, seriedade, diálogo olho no olho, sem baixarias, calúnias e mentiras. Este é o resumo da participação de Beto Richa no debate sobre Educação promovido pela APP Sindicato na manhã desta sexta-feira (10) em Curitiba. De forma clara, sem rancor e sem ataques rasteiros, Beto mostrou porque tem as melhores propostas para a Educação do Paraná.

"Sempre coloquei a Educação como prioridade absoluta de meu governo, com valorização dos professores. Basta ver o que fiz na Prefeitura de Curitiba, onde criei mais de 22 mil vagas em escolas e creches, aumentei os salários dos professores em 84,5% e contratei mais de 7.000 profissionais da Educação por concurso", disse Beto. "Tenho o quem mostrar, tenho propostas concretas. Não sou como outros candidatos, que, na época da eleição, por não terem o que mostrar, querem ser simpáticos com todo mundo e, de maneira irresponsável, dizem sim para tudo."

Beto não levou claque para o debate

Beto não precisou de claque para ser aplaudido quando falou que fará um governo de portas abertas para os profissionais da Educação.

"Lamentavelmente, na reta final, o desespero faz com que certos candidatos apelem para o jogo sujo, com jornais apócrifos e mentiras sobre a indicação de secretários e privatizações", disse Beto. "Eu não preciso disso, não entro no jogo rasteiro."

Beto lembrou que, na Prefeitura de Curitiba, melhorou a qualidade do ensino na capital. "Enquanto o governo do Estado construiu apenas uma escola em oito anos, eu construí 12. Enquanto o salário base do professor estadual é de R$ 775, o do professor de Curitiba é de R$ 1.126. É este mesmo tratamento que darei à Educação do Paraná."

Sem truculência

"Eu nunca participei de governo truculento com os professores. Não foi no meu governo, nem de nenhum familiar meu, que a polícia militar foi jogada contra os professores", lembrou Beto. "Nunca agredi nenhum professor e tenho como candidato a vice-governador um professor, pessoa que faz política com ética, solidariedade e seriedade."

Assistência à saúde

Ao ser questionado sobre o Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) dos servidores públicos, que reduziu convênios e vem perdendo qualidade no atendimento, Beto assumiu o compromisso de modernizar o sistema. "Vamos retomar os convênios e reajustar os valores, para que os servidores se sintam seguros na hora que mais precisam", afirmou Beto.

Salários

Outro compromisso assumido por Beto -- que assinou a carta de reivindicações da APP Sindicato -- é o de equiparar o salário do magistério com o do funcionalismo estadual. "A valorização dos profissionais da Educação também se dá pelo salário e pela formação continuada. Vamos ampliar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), tornando mais acessível e transparente o processo de seleção dos participantes. A certificação será uma evidência clara desse fortalecimento".

Conheça as metas de governo do Beto Richa para a Educação

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Beto vai implantar a Educação Integral nas escolas do Paraná, aquela em que os estudantes passam o dia na escola e recebem alimentação. A Educação Integral acontecerá, principalmente, nas regiões mais carentes do Estado.

ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Beto vai ampliar a oferta de ensino médio técnico profissionalizante, para atender vocações e oportunidades de cada região.

PROFESSORES VALORIZADOS

Para melhorar a qualidade na Educação , uma das ações do Beto é a valorização dos professores e dos profissionais da educação, com avanço salarial e melhores condições de trabalho, com capacitação permanente.

PROFESSOR NA SALA DE AULA

No governo Beto Richa, sempre haverá professores em todas as salas de aula, desde o primeiro dia letivo. Nunca mais vai acontecer essa história de o estudante sair de casa, chegar na sala de aula e não ter professor.

MENOS ALUNOS EM CADA SALA

Com Beto, não haverá mais o problema da superlotação em sala de aula, principalmente nos anos finais do ensino fundamental. As turmas serão menores, garantindo melhor aproveitamento para os estudantes. Para isso, mais escolas serão construídas ou ampliadas e também serão contratados novos professores para atender o dimensionamento das instituições de educação básica.

TRANSPORTE ESCOLAR

Com Beto Richa, os estudantes vão ter transporte escolar garantido. Beto vai lançar o Programa Estadual de Reestruturação do Transporte Escolar, compromisso que ele já assumiu com os secretários municipais da Educação. O Estado assumirá os gastos com o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

MAIS VAGAS NAS ESCOLAS E CRECHES

Beto Richa vai criar mais vagas na Educação, com construção de mais escolas e contratação de mais professores. Beto fez isso em Curitiba: criou 22 mil vagas em escolas e creches. Com Beto, o Estado vai ajudar as Prefeituras a criar mais vagas em creches e pré-escolas. Creches e pré-escolas são atribuições dos municípios. Mas muitos deles precisam do apoio do Estado para poderem atender a demanda. Beto vai ajudar.

ENSINO MÉDIO

Há mais de dez anos, a matrícula no ensino médio está estagnada e é grande a evasão escolar nesta etapa. Beto vai implantar novas medidas para voltar a atrair os jovens à sala de aula. Os alunos de escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social ganharão bolsas em dinheiro para continuar os estudos.

COMUNIDADE NAS ESCOLAS

Beto vai promover maior integração da escola à comunidade, com estratégias de ampliação dos horários, em que as escolas mantêm-se abertas (fins de semana, por exemplo), para que ali sejam desenvolvidas atividades de cultura, esporte, lazer e atividade física, cursos profissionalizantes e de geração de emprego e renda, promovendo o convívio familiar e o papel da escola como centro da vida comunitária.

Nenhum comentário: