sábado, 11 de setembro de 2010

OPERAÇÃO MÃOS DADAS. O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO PETISTA DE TODOS OS TEMPOS

Reinaldo Azevedo publica o que a Veja está trazendo para as bancas: um escândalo muito maior do que o Mensalão, é roubo de dinheiro público comandado pela parentalha que tem livre trânsito dentro do Palácio do Planalto. É uma vergonha. Quem comanda tudo, segundo a Veja, é o filho da sucessora de Dilma na Casa Civil, a sua amiga, confidente e companheira Erenice Guerra. As revelações são estarrecedoras. Aqui os links: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou corram para o Reinaldo!
..................................................................................
A “Carta ao Leitor” de VEJA, que segue abaixo, faz uma síntese do caso. Leiam:


“A reportagem desta edição de VEJA revela que Israel Guerra, filho de Erenice Guerra, braço direito de Dilma Rousseff enquanto ela foi a incontrastável ministra-chefe da Casa Civil e sua sucessora na pasta, comanda um escritório de lobby em Brasília que trabalha azeitando negócios de empresários com o governo. A Casa Civil fica no 4° andar do Palácio do Planalto, exatamente acima do gabinete do presidente da República. Fossem os tempos que correm menos relativos em termos éticos, isso bastaria para deixar clara a inadequação do arranjo familiar montado no ministério mais próximo de Lula e mais poderoso da hierarquia administrativa do país. Existem evidências de que a ministra, pessoa da intimidade e da mais estrita confiança de Dilma Rousseff, é responsável pelo sucesso dos negócios do filho com órgãos públicos. Empresários que desfrutaram da confiança de Israel e Erenice contam que a ministra participa de reuniões com clientes do filho e se compromete a abrir portas. O caso assume feições nigerianas de gestão pública quando a reportagem desce a detalhes do que se passa logo acima da cabeça do presidente. Um empresário do setor aéreo contou como conseguiu contratos de 84 milhões de reais nos Correios mediante a intervenção direta de Erenice Guerra, a cuja presença ele foi levado pelo filho. O negócio só saiu depois de assinado compromisso de pagamento de uma “taxa de sucesso” de 6% do valor dos contratos, cujo destino manifesto pelos lobistas-familiares-assessores-militantes petistas seria saldar “compromissos políticos”‘.

Reinaldo Azevedo comenta:

Dois assessores montaram um balcão de negócios na Casa Civil. Eles foram nomeados funcionários públicos, mas atuam como lobistas, recebendo ordens do filho de Erenice Guerra. A publicação da reportagem a vinte dias do primeiro turno das eleições fará brotar acusações de que o objetivo é prejudicar a candidata oficial, Dilma Rousseff. São especulações inevitáveis. Mas quais seriam as opções? Não publicar? Só publicar depois das eleições? Essas não são opções válidas no mundo do jornalismo responsável, a atividade dedicada à busca da verdade e sua revelação em benefício do país.
O "ASSALTÃO DA DILMA"
"Onde começou o mensalão, agora está implantado o “assaltão”. José Dirceu, Erenice e Dilma são uma coisa só. Ou o presidente Lula demite ela, ou assina embaixo que ela fez e admite que sabia. A Erenice é da cozinha do Lula, é da Casa Civil. Erenice é 100% Dilma e Dilma é 100% Erenice."
Deputado Paulo Bornhausen, líder do Democratas na Câmara, sobre o Escândalo de Corrupção na Casa Civil.

O MENSALÃO DA DILMA
Do Estadão:
O presidenciável José Serra (PSDB) considerou gravíssima a denúncia publicada neste sábado, 11, envolvendo a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, seu filho Israel e mais dois servidores da pasta. "O Brasil tem que mudar e a época da eleição, é o momento para promover estas mudanças. Não é possível que alguns candidatos e alguns partidos achem natural que esse processo de corrupção em nosso País. Não é natural, não. Nós podemos mudar isso. Podemos mudar com eleição", disse Serra. Durante visita a Goiânia onde participou de comício seguido de carreata na capital e em duas cidades do interior (Piracanjuba e Morrinhos). Ele criticou duramente a Casa Civil do governo Lula: "A Casa Civil tem sido um foco de problemas para o Brasil. Eu lembro que no caso do mensalão, na época do José Dirceu, foi o centro de escândalo. Depois, esteve a Dilma, que deixou seu braço direito, uma pessoa muito próxima, e hoje de novo, é o centro da maracutaia é a Casa Civil". Leia mais aqui.
DILMA DEFENDE ERENICE DO VELHO JEITO PETISTA: "ATÉ HOJE"!
Hoje, Dilma Rousseff praticamente reconheceu que a atual ministra chefe da Casa Servil, Casa Covil ou Casa Ser Vil está mesmo enrolada até os bolsos na denúncia da Veja. Disse Dilma:

“Eu não escutei os lados. Agora, até hoje, ela [Erenice] tem a minha confiança”.

O "até hoje" é uma verdadeira porta de saída, para, se a coisa engrossar, jogar a companheira no sal. E este negócio de escutar os lados, o que significa? Ninguém sabe. O que todo mundo sabe é que Erenice, na verdade, é a Dilma da Dilma. A mão esquerda e mão direita da Dilma. "Até hoje"!
CASA CIVIL OU ESCONDERIJO DE QUADRILHA?
Da Folha Poder:
"A Casa Civil tem sido um foco de problema no Brasil. Eu lembro que no caso do mensalão, na época do Zé Dirceu, foi o centro na Casa Civil. Depois, a Dilma deixou lá seu braço direito, uma pessoa muito próxima. Hoje de novo o centro de maracutaia é a Casa Civil. Tudo isso não pode ser encarado de forma superficial, mas com a gravidade que tem." Ao comentar denúncia da revista "Veja" de que Erenice teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu filho Israel Guerra, Serra cobrou investigações pelo governo federal. "Essas denúncias têm que ser apuradas, tem que haver punição, não com cobertura, diversionismo, ocultamento. A época para ter um Brasil diferente nessa matéria, para se terminar de uma vez por todas com esses escândalos, é a eleição." Leia mais aqui.
Do Coturno Noturno

Nenhum comentário: