domingo, 5 de agosto de 2012

MÚSICA SERTANEJA DE LUTO

Morre há três dias antes de completar 78 anos, Lincoln Paulino da Costa (Liu), nascido em Itajobi-SP no dia 07/08/1934 da dupla Liu e Léu. Liu já vinha apresentando problemas pulmonares há mais ou menos dois anos, e se encontrava afastado de suas atividades profissionais para tratamento. Mas infelizmente às 23h45m deste sábado (04 de agosto de 2012) veio a falecer, deixando mais uma vez a música sertaneja de luto!!!
O velório está sendo realizado em Itajobi, sua terra natal.
Lincoln Paulino da Costa (Liu) e Walter Paulino da Costa (Léu) ambos nascidos no Bairro Congonhas na pequena cidade de Itajobi, estado de São Paulo, membros de uma família tradicional de cantadores de nove irmãos, sendo duas mulheres, cresceram na lavoura de café e cereais, onde viveram parte de suas vidas e sempre participando de festas de catiras.  Na dança da catira o grupo era formado pelas famílias Costa e Vieira.
Lincoln (LIU), além de dançar catira, era romântico; gostava de declamar poesias e até de cantar músicas de Vicente Celestino.  Walter aos 6 anos de idade subia numa cadeira para cantar com o irmão mais velho, o Benedito, e já fazia parte do time de catira. Com 16 anos fez dupla com um amigo e participavam de programas na Rádio de Novo Horizonte e também em Catanduva.
Nesta época a dupla chamava-se “Sampaio e Nenê Cunha”. Faziam shows pela região, e o Liu participava declamando poesias e fazendo humorismo (e muito bem). O pai, seu Gabriel já cansado deixou a vida dura da lavoura indo para a cidade, foi aí que os dois irmãos decidiram ir para a capital São Paulo para trabalhar numa metalúrgica, a Mercantil Suíça.
Aguardando para assumirem o trabalho foram assistir a festa de aniversário do programa “Brasil Caboclo” na Rádio Bandeirantes, na Rua Paula Souza, programa de auditório que ia ao ar diariamente às 7 horas da manhã.
Neste programa radialistas como Biguá, Zacharias Mourão, Capitão Balduíno e outros tomaram conhecimento que os dois visitantes eram irmãos de Zico e Zeca e primos de Vieira e Vieirinha que já eram duplas famosas, pediram para que os dois irmãos cantassem uma música. Foi então que cantaram com instrumentos emprestados a música de Dino Franco e Sebastião Victor “Meu Ranchinho”.
De agrado geral, marcou-se ali mesmo a estreia para o dia 5 de novembro de 1957, no programa “Novidade Sertaneja” apresentado por Zacharias Mourão.
Compraram uma viola e um violão e escolheram os nomes. O Lincoln já era apelidado por “Liu” e aí foi só acrescentar “Léu” para o Walter. Nascia ali a dupla Liu e Léu.

 Liu e Léu - Rainha do Paraná

Nenhum comentário: