sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SABONETE ANTIBACTERIANO PODE PREJUDICAR OS MÚSCULOS

Presente em desodorantes, perfumes, sabonetes e enxaguantes bucais, o triclosan vem sendo usado há décadas para aumentar a eficiência desses produtos no combate a bactérias. Estudo recente, porém, mostrou que essa mesma substância pode não fazer mal apenas a micro-organismos, mas também aos nossos músculos.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Colorado (ambas nos Estados Unidos) analisaram os efeitos da exposição contínua a triclosan em fibras musculares cardíacas e esqueléticas. Ao receber pequenas descargas elétricas, as amostras não se contraíram com eficiência.
A equipe também fez testes em seres vivos: depois de vinte minutos de exposição à triclosan, ratos apresentaram uma redução de 25% em suas funções cardíacas. Em outro experimento, peixes expostos durante sete dias à substância demonstraram capacidade reduzida de nado.
“Nós mostramos que o triclosan pode prejudicar funções musculares interferindo em duas proteínas de importância fundamental para a vida”, aponta Isaac Pessah. “Agências regulatórias definitivamente devem reconsiderar se a substância deve ser permitida em produtos de consumo”.
Embora ressaltem que é necessário realizar mais estudos para avaliar os efeitos em seres humanos, os pesquisadores recomendam cautela em relação ao triclosan. [hypescience]

Nenhum comentário: