terça-feira, 21 de agosto de 2012

SÃO PIO X: PADROEIRO DA PRIMEIRA COMUNHÃO

Hoje celebramos São Pio X, o papa que se dedicou as coisas internas da Igreja. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
São Pio X
Pio X, nasceu no dia 2 de Junho do ano 1835, em Riese, no Treviso, norte da Itália. Com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto, foi batizado no dia seguinte com o nome de José Melchior. Filho de Giambattista Sarto, um sapateiro, e Margarida Sanson. Sua mãe, ficou viúva com dez filhos para criar. Foi ordenado sacerdote aos 23 anos de idade, tendo sido capelão em Tombolo; por outros nove anos, pároco em Salzano; mais nove anos cónego e diretor espiritual em Treviso; nove anos Bispo de Mântua e outros nove anos cardeal-patriarca de Veneza; por último foi Papa durante onze anos (de 1903 a 1914). Seu pontificado foi excepcionalmente fecundo pela organização interna da Igreja. Pouco inclinado às finezas diplomáticas, não cuidou das relações da Igreja com o poder político.
Com sua permanente autodefinição: “um pobre vigário da roça”, ele percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado.
Sob o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua ideia-força: “Restaurar todas as coisas em Cristo”.
São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Faleceu em 20 de agosto de 1914 na Cidade do Vaticano de causas naturais, agravadas com suas terríveis preocupações com o início da Primeira Guerra Mundial. Enterrado no altar da capela da Representação, na Basílica de São Pedro. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno. Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.
Ficou conhecido como o “Papa da Eucaristia”, ele facilitou aos doentes a comunhão dispensando para eles o jejum exigido na época e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V.
Foi beatificado no ano de 1951 e declarado santo, pelo Papa Pio XII, em 3 de setembro de 1954, no Vaticano.
É padroeiro da Primeira Comunhão.
Sua festa é celebrada no dia  21 de agosto.
São Pio X, rogai por nós!

Nenhum comentário: