domingo, 12 de agosto de 2012

SAUDADES MEU QUERIDO PAI!

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 12 de agosto de 2012.

Meu Velho
(José e Piero - Versão Nazareno de Brito)

É um bom tipo meu velho
Que anda só e carregando
Sua tristeza infinita
De tanto seguir andando

Eu o estudo desde longe
Porque somos diferentes
Ele cresceu com os tempos
Do respeito e dos mais crentes
Velho, meu querido velho
Agora caminha lento
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo

Seus olhos são tão serenos
Sua figura é cansada
Pela idade foi vencido
Mas caminha sua estrada
Eu vivo os dias de hoje
Em ti o passado lembra
Só a dor e o sofrimento
Tem sua história sem tempo (...)

Naquela Mesa
(Sérgio Bittencourt)

Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor

Naquela mesa ele juntava gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho
Eu fiquei seu fã

Eu não sabia que doía tanto
Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
Se eu soubesse o quanto dói a vida
Essa dor tão doída, não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim

Naquela mesa ta faltando ele
E a saudade dele ta doendo em mim
Naquela mesa ta faltando ele
E a saudade dele ta doendo em mim

Meus filhos, desde que resolvi enfrentar os amazônicos caudais, nas férias de dezembro, cobram minha presença nas festas de final de ano. Estas datas estão impregnadas de abençoadas recordações que cravam profundamente suas garras cruéis no meu angustiado coração. Desde que minha esposa ficou confinada, presa ao catre que estas festas se transformaram em um verdadeiro suplício, por isso, carrego minhas dores para bem longe buscando desafios cada vez maiores tentando amortecê-las. Não consigo, porém, nenhuma justificativa para me esconder no dia dos Pais e neste dia me vejo a garimpar gratas lembranças de meu “Viejo mi querido Viejo”.
Dia dos Pais
Cassiano Reis e Silva/Hiram Reis e Silva
Pai e Filho
Meu pai foi e sempre será meu Mestre, meu Amigo, meu Norte, meu Farol. Ele me ensinou tudo que sei. O amor à natureza, às coisas simples, a tratar a todos com o mesmo respeito, a não me apegar às coisas materiais. Eu o acompanhava, fascinado, pelas coxilhas, nas caçadas de perdizes, ouvindo suas histórias e aprendendo a identificar os bandos de aves quando estes ainda apontavam no longínquo horizonte, analisando sua formação, batida das asas e velocidade. Nas pescarias eu brincava alegremente nas margens dos açudes e aprendia a fazer “esperas” para traíras e a tarrafear lambaris para o espinhel. Fui criado a campo, sem limites a estorvar meus passos, com ele aprendi a valorizar os livros, que devorava empoleirado nos galhos mais altos das árvores.
Meu querido velho tem-me acompanhado a cada remada pelos Amazônicos Caudais, pelo irmão Guaíba ou Lagunas Litorâneas, sinto sua presença nos meus momentos mais felizes ou de intensa dor, sinto sua mão a me amparar e a me estimular quando vacilo. “Viejo mi querido Viejo”, serás eternamente meu Herói, meu Mestre e meu melhor Amigo e, embora trilhemos hoje dimensões diversas sei que estarás sempre comigo me ensinando a amar e decifrar os mistérios do universo, da natureza e das gentes.
Cada vez que ouço as músicas “Meu Velho” ou “Naquela Mesa” meus olhos se enchem de lágrimas e sinto sua mão pousar carinhosamente no meu ombro. Seu exemplo de dignidade, honestidade, compaixão marcou-me eternamente e ainda hoje procuro imitar seus passos. Homenageando, hoje, o velho Cassiano Reis e Silva, presto um tributo a todos os pais neste dia tão especial.
Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) – Colégio Militar de Porto Alegre. Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB - RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Nenhum comentário: