quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DESEMPENHO PÍFIO DO PT EM TODO BRASIL DEIXA DIRCEU PREOCUPADO

José Dirceu compara Russomanno a Collor
e mostra desespero do PT com desempenho
pífio nas capitais
Réu no caso do mensalão, o ex-ministro José Dirceu preferiu opinar em seu blog sobre a sucessão paulistana no mesmo dia em que seu advogado apresentou sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento passou ao largo de seus textos publicados nesta segunda-feira. Em seu blog, Dirceu comparou a candidatura de Celso Russomanno (PRB) à Prefeitura de São Paulo com a de Fernando Collor de Mello à Presidência, em 1989, e disse que o cenário daquela eleição pode se repetir na capital paulista. Com o empate técnico de Russomanno com José Serra (PSDB) na liderança da pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, Dirceu afirmou que "o farol amarelo" está aceso no PT e que a candidatura do PRB "vai dar trabalho".

Dirceu disse que o PT precisa dedicar atenção especial à candidatura de Russomanno, que registra 25% das intenções de voto, segundo o Ibope. "No ponto a que chegou [a candidatura] e se mantém nas pesquisas, ela parece um filme já visto antes, o da candidatura presidencial de Fernando Collor de Mello em 1989", afirmou. "Naquele ano, também, enquanto Collor crescia pelas bordas com sua exploração da história de combate a marajás, dizia-se que era "voo de galinha", ele não preocupava porque não tinha partido e quando a campanha eleitoral realmente começasse sua candidatura se esvaziaria. Não foi o que aconteceu", escreveu o ex-ministro em seu blog, lembrando da disputa eleitoral em que Collor derrotou Luiz Inácio Lula da Silva.

Dirceu disse ainda que se o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, não chegar aos 25%, será o primeiro na história do partido a "não levantar voo", apesar do apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ibope, Haddad tem 6% das intenções de voto. O ex-presidente do PT, no entanto, disse acreditar que ainda há tempo para a candidatura de Haddad "operar".

Em seu blog, Dirceu alertou petistas para as dificuldades enfrentadas pelo partido em outras quatro das maiores capitais no país, além de São Paulo: Rio, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Para o ex-presidente do PT, o "sinal de alerta" está aceso para a legenda. Segundo o Ibope, nessas cinco capitais, o PT está à frente apenas em Recife, com a candidatura do senador Humberto Costa. Apesar da liderança na cidade, Dirceu afirmou que seu partido não pode subestimar "em hipótese alguma" a articulação do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que apoia a candidatura de Geraldo Júlio (PSB). (Valor Econômico)

Nenhum comentário: