quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FLAUTISTA ALTAMIRO CARRILHO MORRE AOS 87 ANOS

Compositor de mais de duzentas canções, ele lutava contra um câncer ósseo e estava internado no Rio de Janeiro desde o começo da semana
Músico e compositor Altamiro Carrilho Foto: de Cristina Granato
O músico, compositor e flautista Altamiro Carrilho morreu na manhã desta quarta-feira, aos 87 anos, de câncer ósseo. Ele estava internado na Clínica Ênio Serra, em Laranjeiras, Rio de Janeiro. Nascido em Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio, em 21 de dezembro de 1924, Altamiro gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções e se apresentou em mais de quarenta países, sendo um dos principais responsáveis por difundir o choro brasileiro. Algumas de suas principais músicas são Rio Antigo, A Galope, Acorda, Luiz, Bem Brasil e Canarinho Teimoso.
O músico e compositor Altamiro Carrilho, em imagem de 2008 (Foto: Leonardo Aversa/Agência O Globo)
Altamiro foi um virtuoso da flauta transversal, com mais de 200 músicas compostas e mais de uma centena de discos gravados. Filho de Lyra de Aquino Carrilho e do dentista Octacílio Gonçalves Carrilho, o músico tinha sete irmãos, incluindo o também flautista Álvaro Carrilho.
O primeiro disco de Altamiro foi "A bordo do Vera Cruz", de 1949. Nos anos seguintes, gravou trabalhos como "Choros imortais" (1964), "Clássicos do choro" (1979) e "Pixinguinha de novo" (1998). Em 1938, foi membro da Banda Lira de Arion, na qual tocava caixa. Quando passou a tocar flauta, foi revelado no programa de calouros de Ary Barroso, no início da década de 1940. Em 1949, gravou seu primeiro choro, "Flauteando na Chacrinha".
Além da música, atou como farmacêutico e comprou uma flauta usada, com a qual começou a ganhar fama entre os apreciadores do choro. Em seu perfil no Twitter, o músico Ed Motta lamentou a morte do veterano flautista. "Altamiro Carrilho RIP [descanse em paz]", escreveu Motta, que também publicou uma foto do álbum "Altamiro Carrilho e sua bandinha na TV nº 2", lançado em 1958.
Altamiro Carrilho - Carinhoso - Chorando Sem Parar 2010
Altamiro Carrilho - Prelúdio pro Voltaire

Nenhum comentário: