quarta-feira, 24 de março de 2010

TEMER PAUTA VOTAÇÃO DA FICHA LIMPA PARA DIA 7 DE ABRIL

Projeto de iniciativa popular com 1,6 milhão de assinaturas restringe a candidatura de políticos com processos na Justiça. No processo de votação, porém, provavelmente será alterado
Aprovação dependerá da pressão popular: Temer colocará em votação projeto ficha limpa no dia 7 de abril

Rodolfo Torres - Congresso em Foco

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta terça-feira (23) que o projeto que torna obrigatória a ficha limpa dos candidatos a cargos eletivos (PL 518/09) estará na pauta de votação da Casa no próximo dia 7 de abril. A proposta, apresentando ao Congresso em 29 de setembro com mais de 1,3 milhão de assinaturas, restringe a candidatura de políticos com processos na Justiça.

Conheça a íntegra do projeto "ficha limpa"

Temer se reuniu com líderes partidários, que apresentaram sugestões à proposta. O peemedebista admitiu que a proposta que vai a plenário poderá ser alterada.

Relatado pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ), o projeto determina que a inelegibilidade para aspirantes a cargos eletivos será considerada após condenação em qualquer órgão colegiado, independentemente da instância.

Ainda segundo o projeto, ficará impedido de participar de eleição quem for condenado por crimes dolosos ou improbidade administrativa – nesse caso, desde que tenha enriquecido ilicitamente ou gerado prejuízo ao erário público.

Nenhum comentário: