terça-feira, 7 de setembro de 2010

COAMO E BASF LANÇAM "ATLAS AMBIENTAL CAMPO MOURÃO"

Numa iniciativa inédita entre Coamo e Basf para o estado do Paraná, será lançado nesta quarta-feira (08/09) às 16 horas, na administração central da cooperativa, em Campo Mourão, região Centro-Oeste paranaense, o Atlas Ambiental de Campo Mourão que beneficiará 6.500 crianças do Ensino Fundamental da rede pública Municipal e Estadual.
Projeto Educacional - O Atlas Ambiental de Campo Mourão é um projeto educacional gerido pela Fundação Espaço ECO e, na fase inicial, terá a duração de dois anos com o propósito de auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e regionais, que fazem parte do universo da criança. O projeto tem o apoio do Município de Campo Mourão com a participação direta da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação (NRE).
Pùblico - Na rede estadual, alunos de doze escolas receberão o Atlas Ambiental, e na rede municipal cinco escolas também serão beneficiadas com esta ferramenta pedagógica de educação socioambiental, reunindo crianças do 6º ao 9º ano, abrangendo faixa etária de 9 a 14 anos de idade.
Parceria - A parceria entre a Basf e a Coamo foi estabelecida com o objetivo de lançar um material didático inovador e que atenda às necessidades da região. O projeto faz parte dos 40 anos da Coamo que serão comemorados oficialmente no próximo 28 de novembro, e ratifica o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento da agricultura sustentável. “Com esse trabalho, por um lado, reforçamos a parceria entre a Coamo e a Basf que existe há várias décadas e também auxiliamos para que no futuro tenhamos cidadãos mais conscientes social e ambientalmente”, prevê o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos BASF para América Latina, Eduardo Leduc.
Composição do Atlas - O Atlas Ambiental.é composto por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo. Para o conteúdo pedagógico do Atlas Ambiental, foram entrevistados especialistas de conceituadas instituições de ensino do país. O gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos, Vinícius Ferreira Carvalho, acredita que: “O material desperta o interesse e aprofunda o conhecimento dos jovens para a construção de um mundo sustentável e mostrar a conexão de temas globais com os locais”.
Versão exclusiva - Os educadores da rede pública municipal e estadual receberão uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades, para auxiliá-los no planejamento das aulas. Além disso, receberão um plano de capacitação e desenvolvimento à distância para que utilizem a ferramenta de forma mais efetiva nos próximos dois anos.
Mata Viva - O Atlas Ambiental é resultado do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental que nasceu há 26 anos, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

2 comentários:

Anônimo disse...

o Atlas traz as informações históricas e geográficas da cidade de forma muito superficial.

Anônimo disse...

o atlas traz informações insuficiente da cidade