quarta-feira, 2 de março de 2011

BABACAS DEMAIS DA CONTA

Por Dante Mendonça (O Estado do Paraná/Tribuna do Paraná) in blog do cartunista solda

Este ano eu ia sair fantasiado de diabo (já tenho o chifre luminoso, só falta o rabo!), mas devido aos tantos concorrentes decidi sair fantasiado de babaca. Babacas existem de várias espécies. A principal delas foi catalogada pelo cronista Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta: “Diz que era um menino de uma precocidade extraordinária e vai daí a gente percebe logo que o menino era um chato, pois não existe nada mais chato que menino precoce e velho assanhado. Todos devemos viver as épocas condizentes com as nossas idades; do contrário, enchemos o próximo”.


Ou seja, o Lalau quis dizer que guri precoce e velho assanhado são duas espécies de babacas.Para catalogar outras espécies de babacas podemos fazer uma série de testes. Num almoço em grupo, por exemplo, quem é o babaca? É quando um dos convidados senta-se numa das pontas da mesa e o babaca não demora a se manifestar:
- Quem senta na ponta da mesa paga a conta!
É o babaca!
Início da madrugada no boteco, alguém pede a saideira e diz.
- Amanhã preciso acordar muito cedo.
O outro se apressa em dizer:
- Amanhã, não. Hoje!
É o babaca!
O colega chega mais tarde no trabalho porque resolve almoçar em casa. Sem saber, você o convida para almoçar e ele esclarece que já almoçou. Aí o babaca da mesa ao lado pergunta:
- Então você já veio comido?
Ainda no trabalho, quando passa um carro da polícia o babaca alerta:
- Se esconda!
É o babaca!
O camarada passa no shopping e compra uma camisa amarela. No outro dia, a voz se ergue lá do fundo do escritório:
- Vai trabalhar no Correio?
É o babaca!
Na semana seguinte, o mesmo camarada também estréia na firma uma blusa incrementada:
- Na loja que você comprou essa blusa também tem pra homem?
É o babaca!
No jantar, a anfitriã anuncia:
- Temos pavês de sobremesa!
- É “pa” vê ou “pa” comê? – pergunta o babaca.
Final de ano, a firma se reúne para o jantar anual. Reveladas as fotografias, aparece um coitado com o famoso chifre na cabeça. Adivinha quem é dono dos dois dedos feitos chifrinhos?
É o babaca!

O babaca no masculino, é claro, porque no feminino o dicionário nos diz que essa é uma das palavras mais feias,e inadequadas, da língua portuguesa.

A etimologia agora não vem ao caso. O que importa ao assunto em tela (essa expressão “em tela” é bem coisa de babaca) é que os babacas estão fazendo o maior sucesso neste começo de ano. Por conseguinte (“conseguinte”, taí outra de babaca), se sair fantasiado de babaca, além do custo zero, o folião tem concretas possibilidades de ser nomeado ministro na quarta-feira de cinzas.

Com todo o respeito à presidente Dilma (que ela até aqui muito merece), mas como tem babaca nesse ministério formado na base de sustentação do governo! É demais da conta!

Nenhum comentário: